PROJETAR 2015: Recent submissions
Now showing items 121-140 of 244
-
Tectônica e estereotômica: ensino de projeto através da apropriação de forças opostas
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O ateliê de projeto é um espaço de constante reflexão e movimentação ao redor de temas recorrentes. A escolha de um referencial teórico estimulante para os estudantes e para a equipe docente pode significar ... -
Taller Internacional de Cartagena 2014: da cidade ao ateliê, uma experiência pedagógica.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho lança luz sobre metodologias de projeto voltadas à intervenção em sítios urbanos de caráter patrimonial, desenvolvidas no âmbito do XXVIII Taller Internacional de Arquitectura de Cartagena, transcorrido em ... -
Sítio e arquitetura: Estratégias projetuais do Museu de Arte Contemporânea de Serralves
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo demonstra como um olhar renovado para a relação entre sítio e arquitetura, segundo o proposto pelo crítico norte-americano David Leatherbarrow, pode ajudar a compreender a obra do arquiteto português Álvaro ... -
Sincretismos entre arte e arquitetura digital
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A arquitetura vem sendo fortemente ampliada na sua complexidade pelos recursos da computação, promovendo mudanças significativas nas formas, a renúncia das aparências do âmbito comum e a busca por experiências com versões ... -
Salvador e suas frentes de água: O TFG como proposição crítica
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta dois Trabalhos Finais de Graduação (TFG), desenvolvidos simultaneamente, que apresentam alternativas para o tamponamento dos rios urbanos de Salvador e para a privatização da Baía de Todos os Santos. ... -
Ressuscitando a Arquitetura Moderna em Fortaleza: Memória e Modelagem Digital
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A documentação da arquitetura moderna constitui uma importante premissa para a sua valorização e consequente conservação. Muitas das obras modernistas de Fortaleza já não existem mais ou foram descaracterizadas e a precária ... -
Resolução de Problemas Complexos: Experiência de inte(g)ração no ensino de Projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta uma experiência de ensino-aprendizagem com estudantes do 1º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, no desenvolvimento de proposta projectual, a partir de ... -
Relações entre forma e estabilidade – experiências didático-pedagógicas no Canteiro Experimental com ênfase em sistemas estruturais
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O componente curricular Canteiro Experimental II do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim objetiva proporcionar a experimentação acerca do funcionamento das ... -
Reflexões sobre os desafios do projeto da paisagem urbana para alunos de arquitetura a partir de uma experiência “piloto” de ensino
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho, ao se debruçar sobre o projeto dos espaços livres urbanos, procura, a partir das dificuldades encontradas no ensino de paisagismo tanto do ponto de vista do docente quanto do discente, apresentar uma metodologia ... -
Que habitabilidade cabe nesse sonho? Arquiteturas ordinárias: outras habitabilidades para outras precariedades
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo tem por objetivo pontuar algumas questões sobre de que lugar se parte para a construção do conceito de habitabilidade, contribuindo com os processos de assistência técnica nas moradias autoconstruídas, ... -
Qualificação urbana em áreas de risco, Córrego Tijuco Preto: Concepção e desenvolvimento de uma proposta acadêmica de projeto urbano
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo discute o papel do projeto urbano como instrumento de investigação dos princípios de regramento que orientam a produção da forma da cidade. Tais princípios são definidos pelo conjunto das políticas públicas ... -
Quadrinhos, arquitetura e ensino
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O uso da história em quadrinhos (HQ) foi posto como um experimento didático realizado durante o primeiro semestre de 2014 na disciplina de projeto de arquitetura e urbanismo sete (P7) no Curso de Arquitetura e Urbanismo ... -
Projeto e representação das infraestruturas de transporte na cidade contemporânea a partir da experiência em ateliê de projeto urbano
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Buscaremos discutir os projetos de infraestrutura e equipamentos de transporte na cidade contemporânea, e sua representação gráfica para projetação, à luz da experiência do ensino de ateliê de projeto urbano ... -
Projetando com Sistemas Pré-fabricados Remontáveis: A experiência didática adotando um sistema industrializado.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O foco deste estudo foi um experimento didático no campo do projeto arquitetônico de espaços produzidos a partir de sistemas construtivos pré-fabricados desmontáveis e o processo projetivo. O caráter inovador deste experimento ... -
Processos digitais de projeto: mudança de paradigma no ensino da Arquitetura e Urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O objetivo do artigo é relacionar algumas questões teóricas sobre processos de projeto em Arquitetura e Urbanismo a partir da mediação digital, com aplicações diretas realizadas em experimentações didáticas, tanto no grupo ... -
Processo projetual no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria consiste em um programa permanente composto por estudantes e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo, que propõe-se a desenvolver ... -
Processo de Projeto e Produção de Espaços Públicos em Cidades Históricas: Estudo de caso nas praças de São João Del Rei - MG
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho tem como objeto o projeto de espaços públicos, tendo como estudo de caso uma cidade histórica, buscando entender sua relação com o pensamento arquitetônico contemporâneo, com edifícios existentes e a serem ... -
Processo de projeto colaborativo em arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo aborda a colaboração no processo de projeto em arquitetura. Uma experiência coletiva onde participam diversos agentes, sobretudo arquitetos, clientes e usuários. Parte-se da premissa de que a interação/colaboração ... -
Preservação da Ambiência Histórica: contribuições dos documentos patrimoniais para intervenções em ambientes históricos e culturais
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)As transformações na forma urbana das áreas históricas das nossas cidades provocam alterações na percepção das ambiências históricas, vitais para a valorização de nosso patrimônio cultural. Com o objetivo de contribuir ... -
Práticas didático-pedagógicas para o ensino de sistemas estruturais integrados ao projeto arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O desenvolvimento de atividades práticas para a compreensão de sistemas estruturais é uma estratégia não raramente adotada para o ensino de estruturas. Entretanto, para estudantes de arquitetura, essas práticas ainda carecem ...