Projetando com Sistemas Pré-fabricados Remontáveis: A experiência didática adotando um sistema industrializado.
Abstract
O foco deste estudo foi um experimento didático no campo do projeto arquitetônico de espaços produzidos a partir de sistemas construtivos pré-fabricados desmontáveis e o processo projetivo. O caráter inovador deste experimento se verifica na adoção de um sistema pré-fabricado como condicionante de projeto no ensino acadêmico de arquitetura, uma vez que é comum à prática projetual da maioria dos cursos do Brasil, estarem embasados em propostas pedagógicas em que o aluno é livre em suas escolhas durante o processo de concepção. Por meio da observação dos espaços gerados, buscou-se investigar o modo como os estudantes do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo lidam com projetos concebidos a partir da adoção de um sistema construtivo pré-fabricado desmontável, de modo a contribuir para a compreensão dos elementos essenciais ao ensino desse tipo de projeto. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com base em multimétodos que abrangeu: análise documental, visitas técnicas e exercício acadêmico, todos documentados por imagens. Embora o estudo não seja conclusivo, notou-se quem apesar de terem obtido um desempenho adequado, os estudantes apresentaram alguma dificuldade para acessar os recursos a eles disponibilizados. Além disso, o exercício evidenciou que o uso de um sistema pré-fabricado alterou a valorização e hierarquização dos condicionantes projetuais durante o processo projetual, uma vez que, diferentemente do que acontece em disciplinas tradicionais, os ‘estudantes-projetistas’ demonstraram maior preocupação com as questões construtivas, sobretudo os elementos estruturais, em detrimento de funcionalidade, estética e características físicas do local.