Relações entre forma e estabilidade – experiências didático-pedagógicas no Canteiro Experimental com ênfase em sistemas estruturais
Abstract
O componente curricular Canteiro Experimental II do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim objetiva proporcionar a experimentação acerca do funcionamento das estruturas na arquitetura, bem como avaliar a intrínseca relação entre as formas arquitetônica e estrutural, através de exercícios práticos em que os estudantes são desafiados a criar, construir, testar e elaborar críticas sobre as próprias decisões projetuais e construtivas (RONCONI, 2008, p:8). O presente artigo busca apresentar o relato sobre a proposta pedagógica utilizada no referido componente curricular, bem como avaliar seus resultados enquanto possibilidade de apreensão por parte dos estudantes dos conceitos relacionados à estabilidade estrutural e à sua relação com a arquitetura como proposta formal. Os resultados apresentados demonstram que a experimentação a partir de modelos estruturais em vária escalas auxilia na apreensão mencionada por parte dos estudantes. Além disso, reforçam a necessidade de se ampliar ainda mais a sinergia entre a arquitetura e a estrutura como elementos da mesma concepção.