dc.contributor.author | Modler, Nébora | |
dc.contributor.author | Modler, Luís | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T00:47:21Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T00:47:21Z | |
dc.date.issued | 2015-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-63014-14-6 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1033 | |
dc.description | Artigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal. | pt_BR |
dc.description.abstract | O componente curricular Canteiro Experimental II do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim objetiva proporcionar a experimentação acerca do funcionamento das estruturas na arquitetura, bem como avaliar a intrínseca relação entre as formas arquitetônica e estrutural, através de exercícios práticos em que os estudantes são desafiados a criar, construir, testar e elaborar críticas sobre as próprias decisões projetuais e construtivas (RONCONI, 2008, p:8). O presente artigo busca apresentar o relato sobre a proposta pedagógica utilizada no referido componente curricular, bem como avaliar seus resultados enquanto possibilidade de apreensão por parte dos estudantes dos conceitos relacionados à estabilidade estrutural e à sua relação com a arquitetura como proposta formal. Os resultados apresentados demonstram que a experimentação a partir de modelos estruturais em vária escalas auxilia na apreensão mencionada por parte dos estudantes. Além disso, reforçam a necessidade de se ampliar ainda mais a sinergia entre a arquitetura e a estrutura como elementos da mesma concepção. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/UFRN | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Equilíbrio | pt_BR |
dc.title | Relações entre forma e estabilidade – experiências didático-pedagógicas no Canteiro Experimental com ênfase em sistemas estruturais | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |