Show simple item record

dc.contributor.authorModler, Nébora
dc.contributor.authorModler, Luís
dc.date.accessioned2021-08-08T00:47:21Z
dc.date.available2021-08-08T00:47:21Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1033
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractO componente curricular Canteiro Experimental II do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim objetiva proporcionar a experimentação acerca do funcionamento das estruturas na arquitetura, bem como avaliar a intrínseca relação entre as formas arquitetônica e estrutural, através de exercícios práticos em que os estudantes são desafiados a criar, construir, testar e elaborar críticas sobre as próprias decisões projetuais e construtivas (RONCONI, 2008, p:8). O presente artigo busca apresentar o relato sobre a proposta pedagógica utilizada no referido componente curricular, bem como avaliar seus resultados enquanto possibilidade de apreensão por parte dos estudantes dos conceitos relacionados à estabilidade estrutural e à sua relação com a arquitetura como proposta formal. Os resultados apresentados demonstram que a experimentação a partir de modelos estruturais em vária escalas auxilia na apreensão mencionada por parte dos estudantes. Além disso, reforçam a necessidade de se ampliar ainda mais a sinergia entre a arquitetura e a estrutura como elementos da mesma concepção.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEquilíbriopt_BR
dc.titleRelações entre forma e estabilidade – experiências didático-pedagógicas no Canteiro Experimental com ênfase em sistemas estruturaispt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record