Sessões de Comunicação
Browse by
Recent Submissions
-
O último atelier: estratégias didáticas a uma autonomia discente para o projeto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Ante a alta complexidade envolvida numa conscientização a respeito do que seja um saber projetivo, sua transmissão parece ter sido operada historicamente segundo uma tradição didática vernacular, que ainda vincula-se, ao ... -
Workshop de imersão na paisagem: uma experiência pedagógica em projeto paisagístico
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta uma experiência pedagógica inovadora desenvolvida pelo Laboratório da Paisagem com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2014. Essa experiência ... -
Wayfinding e a experiência do usuário nas cidades históricas com atividade turística no sul do Brasil
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A falta de legibilidade nas cidades e orientação do pedestre em cidades históricas prejudica, não somente as atividades turísticas, como o significado representativo das regiões para os viajantes. A problemática da pesquisa ... -
Uso da Sintaxe Espacial na tomada de decisão de rotas acessíveis: estudo de caso nas Faculdades Integradas de Patos-PB
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A Teoria da Sintaxe Espacial procura analisar como a relação dos espaços edificados e espaços livres podem influenciar as práticas sociais, como deslocamentos e permanências. Esta ferramenta tem sido utilizada, além da ... -
Um edifício é uma árvore?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Os edifícios são objetos físicos que criam limites e demarcações no espaço para abrigar o habitar humano. Em geral, esses limites estão associados à criação de barreiras físicas, como paredes, cercas e muros. A hipótese ... -
Uma Unité D´Habitation em Porto Alegre: Inovação no ensino de projeto a partir da tradição corbuseana
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo tem o objetivo de discutir um dos temas que compõe este evento, – a inovação no ensino de projeto, – a partir da proposta de trabalho realizada em um ateliê de projetos de graduação da Ufrgs, tradicionalmente ... -
Tectônica e estereotômica: ensino de projeto através da apropriação de forças opostas
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O ateliê de projeto é um espaço de constante reflexão e movimentação ao redor de temas recorrentes. A escolha de um referencial teórico estimulante para os estudantes e para a equipe docente pode significar ... -
Taller Internacional de Cartagena 2014: da cidade ao ateliê, uma experiência pedagógica.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho lança luz sobre metodologias de projeto voltadas à intervenção em sítios urbanos de caráter patrimonial, desenvolvidas no âmbito do XXVIII Taller Internacional de Arquitectura de Cartagena, transcorrido em ... -
Sítio e arquitetura: Estratégias projetuais do Museu de Arte Contemporânea de Serralves
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo demonstra como um olhar renovado para a relação entre sítio e arquitetura, segundo o proposto pelo crítico norte-americano David Leatherbarrow, pode ajudar a compreender a obra do arquiteto português Álvaro ... -
Sincretismos entre arte e arquitetura digital
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A arquitetura vem sendo fortemente ampliada na sua complexidade pelos recursos da computação, promovendo mudanças significativas nas formas, a renúncia das aparências do âmbito comum e a busca por experiências com versões ... -
Salvador e suas frentes de água: O TFG como proposição crítica
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta dois Trabalhos Finais de Graduação (TFG), desenvolvidos simultaneamente, que apresentam alternativas para o tamponamento dos rios urbanos de Salvador e para a privatização da Baía de Todos os Santos. ... -
Ressuscitando a Arquitetura Moderna em Fortaleza: Memória e Modelagem Digital
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A documentação da arquitetura moderna constitui uma importante premissa para a sua valorização e consequente conservação. Muitas das obras modernistas de Fortaleza já não existem mais ou foram descaracterizadas e a precária ... -
Resolução de Problemas Complexos: Experiência de inte(g)ração no ensino de Projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta uma experiência de ensino-aprendizagem com estudantes do 1º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, no desenvolvimento de proposta projectual, a partir de ... -
Relações entre forma e estabilidade – experiências didático-pedagógicas no Canteiro Experimental com ênfase em sistemas estruturais
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O componente curricular Canteiro Experimental II do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim objetiva proporcionar a experimentação acerca do funcionamento das ... -
Reflexões sobre os desafios do projeto da paisagem urbana para alunos de arquitetura a partir de uma experiência “piloto” de ensino
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho, ao se debruçar sobre o projeto dos espaços livres urbanos, procura, a partir das dificuldades encontradas no ensino de paisagismo tanto do ponto de vista do docente quanto do discente, apresentar uma metodologia ... -
Que habitabilidade cabe nesse sonho? Arquiteturas ordinárias: outras habitabilidades para outras precariedades
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo tem por objetivo pontuar algumas questões sobre de que lugar se parte para a construção do conceito de habitabilidade, contribuindo com os processos de assistência técnica nas moradias autoconstruídas, ... -
Qualificação urbana em áreas de risco, Córrego Tijuco Preto: Concepção e desenvolvimento de uma proposta acadêmica de projeto urbano
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo discute o papel do projeto urbano como instrumento de investigação dos princípios de regramento que orientam a produção da forma da cidade. Tais princípios são definidos pelo conjunto das políticas públicas ... -
Quadrinhos, arquitetura e ensino
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O uso da história em quadrinhos (HQ) foi posto como um experimento didático realizado durante o primeiro semestre de 2014 na disciplina de projeto de arquitetura e urbanismo sete (P7) no Curso de Arquitetura e Urbanismo ... -
Projeto e representação das infraestruturas de transporte na cidade contemporânea a partir da experiência em ateliê de projeto urbano
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Buscaremos discutir os projetos de infraestrutura e equipamentos de transporte na cidade contemporânea, e sua representação gráfica para projetação, à luz da experiência do ensino de ateliê de projeto urbano ... -
Projetando com Sistemas Pré-fabricados Remontáveis: A experiência didática adotando um sistema industrializado.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O foco deste estudo foi um experimento didático no campo do projeto arquitetônico de espaços produzidos a partir de sistemas construtivos pré-fabricados desmontáveis e o processo projetivo. O caráter inovador deste experimento ...