Workshop de imersão na paisagem: uma experiência pedagógica em projeto paisagístico
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Leite, Julieta
Oliveira, Alexandre
Veras, Lúcia Maria
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo apresenta uma experiência pedagógica inovadora desenvolvida pelo Laboratório da Paisagem com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2014. Essa experiência seguiu a estrutura de um workshop que pôs em prática um método dirigido para orientar o aluno na tomada de decisões de projeto relacionado à arquitetura da paisagem. Partindo da ideia da imersão, esse método se baseia na realização de uma série de exercícios preparatórios, curtos e criativos, chamados de exercícios de aquecimentos, voltados para preparar o aluno para a fase inicial do projeto, diante da necessidade de saber ver a paisagem e identificar os elementos de valor para o projeto, permitindo-‐lhe seguir um procedimento de trabalho próprio para o desenvolvimento de propostas de arquitetura de paisagem. Ao final do artigo, apresentamos os desdobramentos desses exercícios no tratamento de uma mesma paisagem através de distintas maneiras de enfrentar e desenvolver o projeto.