Quadrinhos, arquitetura e ensino
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Abdalla, José Gustavo
Colchete Filho, Antonio
Metadata
Show full item recordAbstract
O uso da história em quadrinhos (HQ) foi posto como um experimento didático realizado durante o primeiro semestre de 2014 na disciplina de projeto de arquitetura e urbanismo sete (P7) no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF. O artigo tem como objetivo debater e demonstrar seus resultados. Antes de tudo, nota-se, para este caso, que não há alterações ou revisões nos objetivos curriculares e ementas do curso e também que não é uma proposta interdisciplinar. O exercício foi aplicado por meio da leitura em quatro escalas gráficas para diagnosticar e entender algumas das relações da cidade com o ambiente construído (cultura, morfologia urbana, história etc.). Os resultados apontam que há domínio cultural dos alunos deste instrumento e permitem observar: (1) necessidade de organizar informações dispersas; (2) utilizar de habilidades individuais nos grupos; (3) os exercícios os levam a organizar um conhecimento conciso sobre a cidade através do passado, presente, com proposições ideais para o futuro; (4) os professores têm como individualizar as dificuldades e (5) apontar valores próprios das individualidades presentes em cada aluno. Como conclusão, foi observado que a HQ proporciona ganhos didáticos que facilitam o ensino do processo de projeto, bem como benefícios para professores e alunos.