Taller Internacional de Cartagena 2014: da cidade ao ateliê, uma experiência pedagógica.
Abstract
Este trabalho lança luz sobre metodologias de projeto voltadas à intervenção em sítios urbanos de caráter patrimonial, desenvolvidas no âmbito do XXVIII Taller Internacional de Arquitectura de Cartagena, transcorrido em 2014, tendo como sítio de intervenção a cidade murada de Cartagena das Índias, no caribe colombiano. Propõe a reflexão acerca do processo de projeto e resultados construídos no decorrer do evento, com base na análise do conjunto de elementos gráficos e percepções registradas pelas equipes participantes, à luz da vivência pessoal e dos fundamentos metodológicos nos quais a atividade se inscreve. Ao longo de quatro semanas com fios condutores distintos: “ver”, “propor”, “ouvir” e “decidir”, desenvolveram-se atividades que compreenderam desde a realização de derivas de leitura do espaço da cidade de Cartagena até a concepção de projetos de arquitetura para lotes situados no seu centro histórico, através de um processo gradativo de construção e debate de ideias em equipe, que potencializou a estruturação de projetos com significativo amadurecimento e originalidade, que expressam a busca de relações sensíveis com o contexto, mediante diferentes níveis de contextualismo. Destaca-se na experiência o estímulo à criatividade a partir de metodologias detonantes de um processo de projeto coletivo e intenso, em um ambiente que promove a ampliação do olhar e o aprendizado a partir da aceitação e valorização das diferenças culturais e interpessoais, mantendo a ênfase maior no processo de projeto em si, ao invés da fixação no produto final, fatores que reafirmam o valor pedagógico do evento.