Práticas didático-pedagógicas para o ensino de sistemas estruturais integrados ao projeto arquitetônico
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Maciel, Marcela
Souza, Kauê
Modler, Nébora
Metadata
Show full item recordAbstract
O desenvolvimento de atividades práticas para a compreensão de sistemas estruturais é uma estratégia não raramente adotada para o ensino de estruturas. Entretanto, para estudantes de arquitetura, essas práticas ainda carecem de uma abordagem aplicada ao projeto arquitetônico. Assim, a proposta de integração do ensino de sistemas estruturais ao projeto arquitetônico pressupõe a necessidade de atividades temáticas teórico-práticas associadas ao processo de projeto. Para tanto, foi adotada como referência temática a classificação de sistemas estruturais proposta por Engel (1993), sendo: massa ativa, vetor ativo, forma ativa e superfície ativa. Como principais resultados, apresentam-se as atividades norteadoras das práticas didático-pedagógicas na disciplina Projeto Arquitetônico e Sistemas Estruturais e seus respectivos resultados. Portanto, as atividades práticas temáticas permitiram a compreensão das interfaces entre o projeto arquitetônico e o sistema estrutural em termos de expressão plástica, modulação, e estabilidade.