Processos digitais de projeto: mudança de paradigma no ensino da Arquitetura e Urbanismo
Abstract
O objetivo do artigo é relacionar algumas questões teóricas sobre processos de projeto em Arquitetura e Urbanismo a partir da mediação digital, com aplicações diretas realizadas em experimentações didáticas, tanto no grupo de pesquisa Nomads.usp da Universidade de São Paulo (USP), como no grupo de pesquisa algo+ritmo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Uma das questões abordadas é a importância da definição prévia do metadesign conjuntamente com os atuantes do processo de projeto. É a partir da participação de todos os envolvidos no desenho das ações que o processo de projeto pode se tornar verdadeiramente colaborativo e que conceitos e qualidades desejadas possam ser previstos, programados e parametrizados. A reformulação do projeto pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS trouxe a possibilidade de alterar disciplinas relacionadas à mediação digital, atualizando suas ementas. Implantadas em 2014, as novas disciplinas focam não aqpenas na representação, mas também na performance aplicada a partir da programação e da utilização de sistemas generativos. O exercício [parklets] envolveu uma ação conjunta e interinstitucional entre Nomads.usp e algo+ritmo, utilizando o design paramétrico e a fabricação digital. Este contexto de ampliação das possibilidades projetuais suscita a questão de que os processos digitais de projeto trazem consigo responsabilidades, tanto em nível acadêmico como na esfera profissional, que repercutem no nível sociocultural.