Now showing items 1081-1100 of 1233

    • Reflexões Sobre o Processo de Concepção Arquitetônica para a Prática do Ensino de Projeto 

      Alcantara, Denise (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este artigo apresenta algumas reflexões acerca do ensino de projeto de arquitetura e tece algumas bases conceituais no âmbito da pedagogia, cujos subsídios fundamentados na 'Escola Progressista' e no processo dialético de ...
    • Projeto de Arquitetura Linguagem e Expressão: Uma Metodologia de Projeto 

      Garcia, Cláudia; Américo, Eliel; Troncoso, Márcia (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Esta comunicação apresenta a proposta de ensino aplicada na disciplina Projeto de Arquitetura, Linguagem e Expressão, que corresponde à segunda posição da cadeia de projeto na grade curricular do curso de Arquitetura e ...
    • Produção da Forma Arquitetònica na Faufba: o Que (não) Muda Após a Introdução Das Ferramentas Computacionais 

      Cardoso, Christina (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Após quase dez anos da introdução das disciplinas de informática aplicada a arquitetura e ao urbanismo no curso de arquitetura da FAUFBA, o que muda, ou o que não muda na produção da forma arquitetônica proposta pelos ...
    • Por Uma Abordagem Tectônica 

      Lima, Hélio; Rocha, Germana (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O presente texto compreende uma reflexão sobre a prática de ensino de projeto em escolas de arquitetura, com base numa experiência que está sendo realizada em dois ambientes universitários distintos, um privado e um público, ...
    • Planta e Corpo Elementos de Topologia na Arquitetura 

      Aguiar, Douglas (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      s dias que correm, tempos em que o projeto arquitetônico auxiliado por computador é capaz de produzir infinitas variedades de formas inusitadas, soa bizarro que alguém ainda escreva sobre a planta; a planta baixa, essa ...
    • Planejamento de Áreas Especiais: Favelas e Cortiços 

      Moreira, Antônio (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      A disciplina tem por tema a habitação de interesse social. Aborda a questão habitacional mostrando que a moradia transformada em mercadoria não permite que a população de baixa renda participe do mercado formal de moradia. ...
    • Os Meandros da Arte do Projetar 

      Merlin, José (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este estudo tem como foco o ensino do projeto e expressa um esforço de síntese integradora entre diferentes vozes e olhares que permeiam o processo de projetar, desde sua gênese até a materialidade do desenho. Apresenta a ...
    • O Projeto como Descoberta Analogia, Diagrama e Experimentação 

      Lacombe, Octavio (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O presente trabalho procura demonstrar a experiência do ensino de projeto que adota como estratégia o pensamento analógico e o raciocínio diagramático, postos em prática através da concepção do espaço como processo que se ...
    • O Projeto Arquitetônico: Quem o Faz? o Desafio da Transdisciplinaridade 

      Lamb, Richard; Afonso, Sônia (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este artigo pretende demonstrar, ao longo de um relato histórico, que o processo de projetar de arquitetos e engenheiros tem muito em comum, e contradiz o pensamento popular que estas são duas profissões distintas. Discutimos ...
    • O Projeto Arquitetônico e o Processo Construtivo Flexível: Discussão do Projeto Frente à Racionalização do Processo de Produção na Construção Habitacional 

      Folz, Rosana; Martucci, Ricardo (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho procura colocar em discussão o papel do projeto arquitetônico no processo de uma nova racionalização na produção habitacional. Tendo em vista as transformações tecnológicas que estão afetando não somente a ...
    • O Processo de Avaliação e Sua Importância no Ensino de Projeto de Arquitetura 

      Amorim, Flávia; Rheingantz, Paulo Afonso (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho foi elaborado como trabalho final da disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, no Curso de Mestrado em Arquitetura, PROARQ/FAU-UFRJ, com base na experiência dos autores e nas discussões ...
    • O Modelo Tridimensional na Arquitetura do Renascimento 

      Basso, Ana Carolina (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Pode-se dizer que a representação em Arquitetura apresenta-se em duas formas: bidimensional – plantas, cortes, elevações, perspectivas, diagramas; e tridimensional – maquetes, para estudos, apresentação, entre outros. ...
    • O Lugar do Projeto de Arquitetura no Processo de Integração Curricular: o Caso da Ufrn 

      Silva, Virgínia (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este estudo objetiva discutir as relações existentes entre o processo de integração/interdisciplinaridade e a estrutura curricular, utilizando como dorso desta relação o lugar das disciplinas de projeto e daquelas que ...
    • O Ensino de Projeto Paisagístico: Uma Experiência Através da Imaginação. 

      Colchete Filho, Antonio; Monteiro, Patricia; Carmo, Rogério (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O objetivo desse artigo é apresentar um exercício de criação projetual utilizado pela disciplina de projeto paisagístico, oferecida no quarto ano de curso de Arquitetura e Urbanismo. O exercício selecionado aqui – de escala ...
    • O Ensino de Projeto na Primeira Escola de Arquitetura do Brasil 

      Oliveira, Cléo; Perpétuo, Maini (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O presente trabalho é fruto da pesquisa de iniciação científica “Arquitetura numa cidade moderna – ensino e produção (1930-1964)” através da qual é analisada a evolução da formação do arquiteto no Brasil, por meio do estudo ...
    • O Croqui [sketch Book] como Método de Projeto 

      Ortega, Artur (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este texto tem como objetivo a apresentação do desenho de criação - o croqui - como registro da gênese do projeto. Vai além, ao demonstrar a importância de realizá-los em um caderno específico – o skeetchbook. Como organização ...
    • Novos Tempos, Novos Ensinos: É Possível a Criação de Instrumento Paradiagnóstico de Alunos de Arquitetura? 

      Borba, Adriana Carla (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      A escola dos “novos tempos” ainda é a escola dos “velhos tempos”, a escola tradicional, formada por turmas razoavelmente grandes, seriada, disciplinar, com o conhecimento centralizado no professor e transmitido oral e ...
    • Mímese: Imitação Refletida 

      Silva, Cairo; Campos, José Carlos (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabalho tem por objetivo divulgar uma experiência de ensino de projeto arquitetônico apoiada na idéia de imitação de precedentes paradigmáticos e, ao mesmo tempo, torná-la melhor compreendida. O conceito de imitação ...
    • Luz e Forma no Ensino de Projeto Arquitetônico: Uma Abordagem Plástica 

      Beck, Mateus Paulo; Stumpp, Monika; Turkienicz, Benamy (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      O artigo descreve uma série de exercícios sobre a relação entre luz e forma realizados na disciplina de Projeto Arquitetônico do quinto semestre da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. O objetivo dos exercícios é fazer com ...
    • La Identidad Creativa Individual En La Enseñanza de La Arquitectura 

      Briones, Leonardo (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)
      Este trabajo expone una experiencia pedagógica interdisciplinaria, donde, con la participación de pedagogos, psiquiatras y arquitectos se vincula la investigación académica con la didáctica proyectual del Taller de Diseño ...