Projeto de Arquitetura Linguagem e Expressão: Uma Metodologia de Projeto
Date
2005-11-01Author
Garcia, Cláudia
Américo, Eliel
Troncoso, Márcia
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta comunicação apresenta a proposta de ensino aplicada na disciplina Projeto de Arquitetura, Linguagem e Expressão, que corresponde à segunda posição da cadeia de projeto na grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Tal metodologia tem sido desenvolvida desde o ano 2000. Durante esse período os alunos foram convidados a realizar uma série de trabalhos, ao longo dos quais os professores responsáveis pela disciplina introduziram, paulatinamente, conceitos relacionados aos chamados elementos básicos da forma e seus significados e a algumas estruturas de organização espacial, até sua aplicação final na elaboração de um projeto arquitetônico. O resultado foi a construção e aplicação de um processo de ensino baseado na linguagem, na expressão e nos significados arquitetônicos. Em linhas gerais, a disciplina contempla exercícios de projeto de edificações de pequeno porte com forte conteúdo simbólico de caráter coletivo e com ênfase em exercícios de simbolização e expressão estética, além da resolução dos aspectos funcionais, ambientais e construtivos. Uma característica importante da disciplina é o desenvolvimento de diversos exercícios projetuais antecedidos de análise de obras arquitetônicas relevantes para historia da arquitetura e/ou no cenário contemporâneo, que está sempre relacionada ao tema de projeto a ser desenvolvido. Desta maneira, mostramos a aplicação de diversos exercícios com ênfase em diferentes partes que compõem o projeto de arquitetura e, com isso, acreditamos que o aluno poderá entender melhor, passo a passo, o processo projetual.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Especifidades e Interfaces no Ensino de Projeto: A Experiência do Atelier Integrado no Departamento de Arquitetura UFRN
Tinoco, Marcelo; Teixeira, Rubenilson; Borges, Amadja; Moraes, Maria Cristina; Bentes, Dulce; Costa, Fernando (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência de ensino de projeto arquitetônico urbano e rural no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no âmbito da disciplina ... -
O Projeto como Processo SOCIAL-COGNITIVO: Contradições entre o Desenvolvimento Criativo e o Processo Produtivo do Projeto
Fabrício, Márcio (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo aborda os mecanismos cognitivos de criação e desenvolvimento envolvidos nos projetos de arquitetura e engenharia, e analisa o processo de projeto de empreendimentos de edifícios sobre a ótica social-produtiva, ... -
O Trabalho Projetual Integrado – Tpi - da Unesp
Masseran, Paulo; Salcedo, Rosio; Magagnin, Renata; Faria, João; Amaral, Claudio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, têm por singularidade um Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) que centraliza as disciplinas de Projetos no chamado Trabalho ...