O Projeto como Processo SOCIAL-COGNITIVO: Contradições entre o Desenvolvimento Criativo e o Processo Produtivo do Projeto
Abstract
Este artigo aborda os mecanismos cognitivos de criação e desenvolvimento envolvidos nos projetos de arquitetura e engenharia, e analisa o processo de projeto de empreendimentos de edifícios sobre a ótica social-produtiva, envolvendo diferentes projetistas dentro de ambientes técnicos – produtivos circunstanciados. Por fim, o trabalho aponta as inter-relações, bem como as contradições e incoerências entre as lógicas do pensar o projeto e as formas de organização e gestão do processo produtivo do projeto.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Especifidades e Interfaces no Ensino de Projeto: A Experiência do Atelier Integrado no Departamento de Arquitetura UFRN
Tinoco, Marcelo; Teixeira, Rubenilson; Borges, Amadja; Moraes, Maria Cristina; Bentes, Dulce; Costa, Fernando (PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência de ensino de projeto arquitetônico urbano e rural no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no âmbito da disciplina ... -
Projeto de Arquitetura Linguagem e Expressão: Uma Metodologia de Projeto
Garcia, Cláudia; Américo, Eliel; Troncoso, Márcia (PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esta comunicação apresenta a proposta de ensino aplicada na disciplina Projeto de Arquitetura, Linguagem e Expressão, que corresponde à segunda posição da cadeia de projeto na grade curricular do curso de Arquitetura e ... -
O Trabalho Projetual Integrado – Tpi - da Unesp
Masseran, Paulo; Salcedo, Rosio; Magagnin, Renata; Faria, João; Amaral, Claudio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)O curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, têm por singularidade um Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) que centraliza as disciplinas de Projetos no chamado Trabalho ...