Mesas Redondas
Browse by
Recent Submissions
-
Aprendendo com as Favelas - O Jeitinho como Ferramenta de Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A questão que se discute já não é mais, felizmente, relativa à remoção e relocação dos habitantes das favelas para áreas longínquas da cidade. Hoje, o direito à urbanização é um dado quase incontestável, a questão das ... -
Uma Década Depois
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão e avaliação preliminar sobre uma metodologia de projetação em arquitetura, publicada há uma década, no intuito de sua reedição posterior. A metodologia em questão ... -
Teoria, Práxis, Conceito, Mímesis
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Teoria e práxis arquitetônicas podem ser delimitadas, respectivamente, pelo modus operandi da razão conceitual e do procedimento mimético. Melhor do que a distinção entre a produção de textos e a produção de edifícios, ... -
Responsabilidade e Ética no Desenvolvimento de Projetos para o ser Humano: Composição e Programação dos Conjuntos Residenciais
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Como Arquitetos, não podemos deixar de perceber o ambiente caótico em que vivemos nos centros urbanos sem deixar de nos perguntar, qual é nosso papel nesta situação? Qual é a nossa responsabilidade quanto à atual conformação ... -
[RE]Programas: Os Dados das e-Pesquisas Nomads sobre Comportamentos&Espaços de Morar
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O artigo contextualiza e apresenta as duas e-pesquisas Nomads.usp sobre Comportamentos e Espaços de Morar, realizadas em 2001 e 2003 através do site do Nomads.usp na internet, comenta seus resultados e seu potencial enquanto ... -
Representação, Determinismo Sensorial e Determinismo Conceitual no Construto do Processo Projetual
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O trabalho tem como objetivo trazer para dentro do atelier de projeto uma discussão mais ampla sobre a teoria da arquitetura para que esta possa ser utilizada como ferramenta pelo aluno. Se trata de mapear a grandes rasgos ... -
Relacionando espaço e Comportamentos para definir o Programa do Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O artigo defende que o processo projetual em arquitetura, que historicamente desenvolveu-se a partir de uma perspectiva direcionada para a definição/caracterização do espaço, precisa evoluir no sentido de contemplar as ... -
Reflexões sobre a Construção da forma Pertinente
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O texto aborda o projeto arquitetônico a partir da atualização da tríade vitruviana e da ênfase em alguns valores fundamentais do pensamento projetual modernista. Em lugar da firmitas, utilitas e venustas, é proposta uma ... -
Recuperando o Tempo Perdido: Por que Recusamos o Método e como ele ainda Poderia nos Ajudar
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho possui dois objetivos principais. O primeiro é investigar os motivos pelos quais o movimento dos métodos no projeto (design methods movement), surgido na Inglaterra nos anos 60, não chegou a influenciar ... -
Processo Projetual na Arquitetura: Novos Paradigmas através da Engenharia Simultânea
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Apresenta os princípios da engenharia simultânea, sugerindo sua adequação ao processo de desenvolvimento de edificações. Parte de uma abordagem histórica do desenvolvimento do processo projetual, mostrando o percurso que ... -
Por uma Formação mais Qualificada do Professor de Projeto de Arquitetura no Brasil
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O texto discute o perfil do professor de projeto de arquitetura no contexto atual dos cursos de graduação no Brasil e a necessidade de melhor capacitação dos mesmos, através de estudos de pós-graduação voltados para o ... -
O Uso de Tipos na Metodologia Projetual
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O artigo tem por objetivo central examinar os conceitos fundamentais de tipo para o debate tipológico das últimas quatro décadas, identificados nas obras de Quatremère de Quincy e de Jean-Nicolas-Louis Durand, com vistas ... -
O Projeto como Processo SOCIAL-COGNITIVO: Contradições entre o Desenvolvimento Criativo e o Processo Produtivo do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo aborda os mecanismos cognitivos de criação e desenvolvimento envolvidos nos projetos de arquitetura e engenharia, e analisa o processo de projeto de empreendimentos de edifícios sobre a ótica social-produtiva, ... -
O Ensino de Projeto e sua Interface com as Disciplinas Coplementares
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Ainda que quase vinte anos hajam mediado as épocas em que os autores deste artigo foram alunos de uma Faculdade de Arquitetura, eles observaram que o ensino do projeto não foi muito modificado no período. Além disto, nos ... -
Novos e Velhos Conceitos no Ensino do Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O tema «ensino do projeto arquitetônico» recebeu menos atenção do que se poderia esperar; quando houve atenção, esta não resultou numa atualização radical do debate, pois o fundamento dos enfoques pedagógicos neste campo ... -
Novos Enunciados de Projeto em Áreas de Interesse Social: Um Olhar sobre as Áreas Especiais de Interesse Social de Natal
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Nas Áreas de Interesse Social constituídas por favelas ou áreas de baixa renda, a produção de unidades habitacionais tem se dado através de melhorias de edificações existentes, sendo necessário a elaboração de normas ... -
Laboratórios de Projetos + Estágios Supervisionados
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A proposta deste trabalho é abordar as implicações acadêmicas e profissionais provenientes da implantação de Laboratórios de Projetos (Escritórios Modelos) como instrumentos de apoio às atividades didático-pedagógicas nas ... -
Interação Professor-Aluno e o Ensino do Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho focaliza processos interativos presentes em contextos educativos envolvendo campos de conhecimento da Arquitetura e da Psicologia. O propósito é caracterizar, a partir de uma matriz histórico-cultural, o ... -
Espaço e Método por uma Filosofia da Ação no Campo da Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O objetivo principal desse trabalho é repensar a relação entre a busca de um conhecimento metódico da organização do espaço no Brasil e a intervenção dos arquitetos, urbanistas e planejadores. Em outras palavras, se a ... -
Ensino de Projeto e Metodologias de Trabalho em Atelier – a manipulação dos conceitos de Forma, Ordem e Espaço / Forma, Partido e Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Neste trabalho procuramos refletir sobre o ensino de projeto de arquitetura e de sua metodologia, enfocando em particular os aspectos compositivos do projeto. Para tal partimos do entendimento e da expressão dos conceitos ...