O Ensino de Projeto e sua Interface com as Disciplinas Coplementares
Abstract
Ainda que quase vinte anos hajam mediado as épocas em que os autores deste artigo foram alunos de uma Faculdade de Arquitetura, eles observaram que o ensino do projeto não foi muito modificado no período. Além disto, nos dois momentos toda gente achava que o ensino de projeto se achava em crise e também que era necessário e urgente prover mais integração entre eles e as disciplinas complementares. Pareceu-lhes também que isto ainda valia em 1985, quando foi realizado o I Encontro Sobre o Ensino de Projeto e continua válido mesmo na atualidade. Este trabalho visa, pois, fazer uma reflexão sobre o tema a partir da experiência dos autores como regentes da disciplina Projeto de Arquitetura e Urbanismo VI, no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. É explicada em termos gerais sua abordagem do ensino de projeto e a aplicação desta na condução prática da disciplina. Depois a reflexão se volta para o papel que deveria ser reservado às disciplinas complementares nesse contexto e para a dificuldade de integrar as mesmas com o ensino de projeto, sendo discutido como se pode contornar essas dificuldades na prática. Complementam o texto algumas breves palavras de Conclusão.