Browsing Mesas Redondas by Issue Date
Now showing items 1-20 of 32
-
Arquitetura x Linguística: Paradigmas do Ensino do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente texto objetiva discutir aspectos do ensino do projeto arquitetônico e urbano, partindo da associação entre arquitetura e lingüística. A comparação entre a experiência arquitetônica e a experiência do texto é, ... -
Arquitetura no Escuro: Contribuição para uma Reflexão Metodológica da Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho foi fruto de uma investigação acerca da percepção espacial das pessoas cegas. Compreendendo que este é um campo ainda em aberto na discussão arquitetônica, buscou-se contribuir para inserir um novo viés ... -
A Construção Social do Conhecimento no Atelier de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo relata a pesquisa realizada com uma turma da disciplina Projeto de Arquitetura I do Curso de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Nossa prática é ... -
Análise da Identidade Tipológica na Sistematização do Ato de Projetar
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O artigo é uma auto-análise projetual, a qual tem por objetivo o estudo da identidade tipológica como elemento delineador de princípios de ordem na composição arquitetônica. Pesquisa realizada na disciplina ARQ 1101 – ... -
A Análise de Projetos para a Formação do Repertório Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo situa-se no campo do ensino-aprendizagem de Projeto Arquitetônico, objeto de reflexão de qualquer arquiteto e estudiosos da área que, ao se depararem com um problema arquitetônico utilizam conhecimentos prévios ... -
A Síntese não é Ponto de Chegada, mas de Partida
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A síntese ente teoria e técnica, entre o saber fazer e o conhecer, é a finalidade do ensino de arquitetura, e para ela concorrem, ou deveriam concorrer, todas as disciplinas. O ensino de projeto seria o colaborador principal ... -
Ensino de Projeto e Metodologias de Trabalho em Atelier – a manipulação dos conceitos de Forma, Ordem e Espaço / Forma, Partido e Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Neste trabalho procuramos refletir sobre o ensino de projeto de arquitetura e de sua metodologia, enfocando em particular os aspectos compositivos do projeto. Para tal partimos do entendimento e da expressão dos conceitos ... -
Ensinando a Problematizar o Projeto ou como Lidar com a "CAIXA PRETA" da Concepção Arquitetônica
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A experiência de ensino que apresentamos aqui fundamenta-se em um série de trabalhos de pesquisa voltados para a análise do processo de concepção em arquitetura distanciando-se assim de uma longa tradição que consiste em ... -
Espaço e Método por uma Filosofia da Ação no Campo da Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O objetivo principal desse trabalho é repensar a relação entre a busca de um conhecimento metódico da organização do espaço no Brasil e a intervenção dos arquitetos, urbanistas e planejadores. Em outras palavras, se a ... -
Condenados a eterna (In)Disciplina? Reflexões a Respeito do Ato de Projetar como Eixo do Conhecimento Arquitetõnico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente artigo toma como ponto de partida os trabalhos submetidos ao I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura, sobrepostos a uma reflexão de ordem mais geral sobre a autonomia da disciplina ... -
Contribuições do Espaço Construído para a Superação da Pobreza Urbana
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo apresenta uma abordagem de investigação do espaço construído que associa atributos da forma urbana a indicadores sociais, e é aplicada ao espaço informalmente produzido, visando a avaliação da contribuição deste ... -
Concepção e Ensino do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho trata de questões essenciais ao ensino e prática da arquitetura, através da compreensão do ato projetivo, buscando chegar na essência de sua produção. Desvenda o partido, enquanto pré-configuração conceitual ... -
Do Tipo ao Caráter - Uma Análise da Arquitetura Industrial
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O estudo tem como tema arquitetura industrial e busca identificar esquemas formais e significados simbólicos comuns aos edifícios fabris, que, como referenciais, possam auxiliar no desenvolvimento de novos projetos. A ... -
Interação Professor-Aluno e o Ensino do Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho focaliza processos interativos presentes em contextos educativos envolvendo campos de conhecimento da Arquitetura e da Psicologia. O propósito é caracterizar, a partir de uma matriz histórico-cultural, o ... -
Desenho e Método: Uma Abordagem de Três Experiências de Projeto em Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O ensino de arquitetura, especificamente o de projeto, tem sido nos últimos anos tema de diversas discussões tanto nas escolas quanto em seminários e congressos. Neste trabalho aborda-se um assunto fundamental, mas menos ... -
Laboratórios de Projetos + Estágios Supervisionados
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A proposta deste trabalho é abordar as implicações acadêmicas e profissionais provenientes da implantação de Laboratórios de Projetos (Escritórios Modelos) como instrumentos de apoio às atividades didático-pedagógicas nas ... -
Recuperando o Tempo Perdido: Por que Recusamos o Método e como ele ainda Poderia nos Ajudar
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho possui dois objetivos principais. O primeiro é investigar os motivos pelos quais o movimento dos métodos no projeto (design methods movement), surgido na Inglaterra nos anos 60, não chegou a influenciar ... -
Novos e Velhos Conceitos no Ensino do Projeto Arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O tema «ensino do projeto arquitetônico» recebeu menos atenção do que se poderia esperar; quando houve atenção, esta não resultou numa atualização radical do debate, pois o fundamento dos enfoques pedagógicos neste campo ... -
O Ensino de Projeto e sua Interface com as Disciplinas Coplementares
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Ainda que quase vinte anos hajam mediado as épocas em que os autores deste artigo foram alunos de uma Faculdade de Arquitetura, eles observaram que o ensino do projeto não foi muito modificado no período. Além disto, nos ... -
Processo Projetual na Arquitetura: Novos Paradigmas através da Engenharia Simultânea
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Apresenta os princípios da engenharia simultânea, sugerindo sua adequação ao processo de desenvolvimento de edificações. Parte de uma abordagem histórica do desenvolvimento do processo projetual, mostrando o percurso que ...