Ensinando a Problematizar o Projeto ou como Lidar com a "CAIXA PRETA" da Concepção Arquitetônica
Abstract
A experiência de ensino que apresentamos aqui fundamenta-se em um série de trabalhos de pesquisa voltados para a análise do processo de concepção em arquitetura distanciando-se assim de uma longa tradição que consiste em privilegiar o estudo da produção arquitetônica em detrimento de sua gênese. Os referênciais teóricos usados fornecem uma representação do projeto não como processo determinista de resolução de problemas mas como um diálogo entre uma situação (espaço de condicionantes específicas) e o imáginário de referências do arquiteto. É através desse diálogo que o aluno de projeto constrói uma representação inicial do “problema que ele escolhe” tratar. O artigo apresenta os principais aspectos metodológicos de uma estratégia de ensino de projeto que vem sendo praticada desde 1998 com alunos da Ecole d’Architecture de Toulouse na França e desde o ano passado com turmas da disciplina Projeto de Arquitetura 4 (7° período) da FAU-UFRJ. A pedagogia desenvolvida visa ensinar o estudante de arquitetura a problematizar suas propostas projetuais graças principalmente à ênfase dada ao debate e à pesquisa pessoal e coletiva nas etapas iniciais do processo de concepção. A inversão de certas etapas do roteiro tradicional de ensino do projeto é motivada pela necessidade para o aluno de definir uma “postura” pessoal para poder realmente dialogar com a situação e suas diversas condicionantes e não simplesmente “se submeter” a elas.