Show simple item record

dc.contributor.authorLassance, Guilherme
dc.date.accessioned2021-08-01T17:02:04Z
dc.date.available2021-08-01T17:02:04Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/154
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractA experiência de ensino que apresentamos aqui fundamenta-se em um série de trabalhos de pesquisa voltados para a análise do processo de concepção em arquitetura distanciando-se assim de uma longa tradição que consiste em privilegiar o estudo da produção arquitetônica em detrimento de sua gênese. Os referênciais teóricos usados fornecem uma representação do projeto não como processo determinista de resolução de problemas mas como um diálogo entre uma situação (espaço de condicionantes específicas) e o imáginário de referências do arquiteto. É através desse diálogo que o aluno de projeto constrói uma representação inicial do “problema que ele escolhe” tratar. O artigo apresenta os principais aspectos metodológicos de uma estratégia de ensino de projeto que vem sendo praticada desde 1998 com alunos da Ecole d’Architecture de Toulouse na França e desde o ano passado com turmas da disciplina Projeto de Arquitetura 4 (7° período) da FAU-UFRJ. A pedagogia desenvolvida visa ensinar o estudante de arquitetura a problematizar suas propostas projetuais graças principalmente à ênfase dada ao debate e à pesquisa pessoal e coletiva nas etapas iniciais do processo de concepção. A inversão de certas etapas do roteiro tradicional de ensino do projeto é motivada pela necessidade para o aluno de definir uma “postura” pessoal para poder realmente dialogar com a situação e suas diversas condicionantes e não simplesmente “se submeter” a elas.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProcesso de Concepçãopt_BR
dc.titleEnsinando a Problematizar o Projeto ou como Lidar com a "CAIXA PRETA" da Concepção Arquitetônicapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record