Especifidades e Interfaces no Ensino de Projeto: A Experiência do Atelier Integrado no Departamento de Arquitetura UFRN
View/ Open
Date
2003-10-01Author
Tinoco, Marcelo
Teixeira, Rubenilson
Borges, Amadja
Moraes, Maria Cristina
Bentes, Dulce
Costa, Fernando
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência de ensino de projeto arquitetônico urbano e rural no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no âmbito da disciplina Atelier Integrado de Arquitetura e Urbanismo, e suas interfaces com os Trabalhos Final de Graduação e Projetos de Extensão Universitária. Como produto da disciplina são desenvolvidos projetos de intervenção completos, abrangendo desde o desenho urbano ou rural até o projeto detalhado de arquitetura dos edifícios, traçado viário, mobiliário urbano, paisagismo e programação visual. A Disciplina Atelier Integrado tem se estruturado segundo três eixos básicos: a) O Projeto da Habitação, sobretudo aquela destinada às populações de baixa renda assentadas em favelas ou em áreas consolidadas, caracterizadas como bolsões de pobreza; b) Intervenções em Frações Urbanas, tais como a Orla Marítima, Sítios Históricos e Áreas Centrais; c) Habitats Rurais, através do estudo das tipologias dos habitats rurais dos projetos de reforma agrária e necessidades específicas dos assentamentos do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra / MST.