Browsing Comunicações by Title
Now showing items 1-20 of 56
-
Acessibilidade nos Espaços Públicos Urbanos como Tema Inovador no Ensino de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Nesse artigo são apresentados e desenvolvidos os objetivos, os resultados e desdobramentos obtidos a partir da introdução de um tema de projeto inovador – a acessibilidade dos espaços públicos urbanos - para alunos do curso ... -
Análise da Disciplina para o Ensino de Iniciação em Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente estudo se propõe a situar as disciplinas que preparam o aluno para a atividade projetual, nos cursos de arquitetura e urbanismo, localizados na região do Triângulo Mineiro. Investiga o modo como se ensina a ... -
Apo em Unidade de Urgência/Emergência de uma Hospital Geral: sua Contribuição para novos Projetos
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo foi originado a partir de um trabalho realizado por mestrandos do PPGAU-UFRN (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN) no semestre letivo de 2002.2, na disciplina Avaliação Pós-ocupação do ... -
APO, Behavior Settings e Rep Grid como Instrumentos para Elaboração de Diretrizes para Projetos Arquitetônicos
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Atualmente, a inserção da perspectiva do usuário no processo de concepção projetual vem sendo bastante discutida não apenas no âmbito arquitetônico, mas também em áreas afins como psicologia e sociologia, ressaltando o ... -
Apresentação do NAU (Núcleo de Arquitetura e Urbanismo)
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este texto surge com objetivo de apresentar algumas reflexões sobre a experiência do NAU – Núcleo de Arquitetura e Urbanismo do Curso de Arquitetura da Universidade Potiguar. Este núcleo pretende contribuir com a pesquisa ... -
Arquitetura e Reminiscências
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho tem a intenção de formular um tema de investigação sobre a expressão individual do arquiteto na obra de arquitetura. O estudo das manifestações subjetivas do arquiteto, na obra de arquitetura, pode constituir ... -
Arquitetura para o Turismo e Ensino de Projeto. Relato de uma Experiência Pedagógica
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Esta comunicação apresenta e discute experiência de ensino de Projeto Arquitetônico desenvolvida no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Contextualizando o ensino de Projeto com o ... -
Arquitetura: Entre a ciência e a Arte
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O objetivo do artigo é sugerir uma reflexão sobre o papel da arquitetura que norteie as diretrizes da formação profissional. Iniciamos com os conceitos retirados dos Tratados de Vitrúvio e Alberti, para compararmos com as ... -
Atrás das Grades Curriculares: Da Fragmentação do Currículo de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Esta é uma apresentação resumida dos conteúdos de uma dissertação de mestrado, que aborda o currículo de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil desde uma perspectiva sócio-histórica. Esta pesquisa indica que um dos ... -
A Avaliação da Aprendizagem na Prática Pedagógica do Projeto de Arquitetura: Algumas Implicações Didáticas e Sociológicas
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Neste trabalho pretendemos abordar a prática pedagógica do projeto de Arquitetura a partir do foco nos seus processos de avaliação da aprendizagem. Buscamos discutir os procedimentos e pressupostos teórico-metodológicos ... -
A Busca pela Integração entre Teoria e Prática no Ensino e Projeto de Arquitetura; Uma Experiência
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O trabalho aborda a importância de se integrar a teoria arquitetônica com a prática de projeto no ensino através de experiência realizada na disciplina AU 113 – Teoria e Projeto: fatores do projeto, ministrada no curso ... -
Conservação de Edifícios de Interesse Histórico - Uma Contribuição ao Ensino de Técnicas Retrospectivas
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este estudo apresenta elementos de análise de edifícios de interesse histórico, tomados como instrumentos no processo projetual de sua preservação, e adota uma abordagem metodológica para sua conservação, formulada com ... -
Considerações sobre a Experiência Projetual a partir dos Conceitos de Idéia, Método e Linguagem
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente artigo aborda o estudo dos conceitos de Idéia, Método e Linguagem com o objetivo de se elaborar uma reflexão crítica da experiência projetual. Para isto são definidos primeiro os conceitos mencionados anteriormente ... -
A Construção de uma Metodologia de Ensino
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O trabalho apresentado é um relato da experiência que vem sendo desenvolvida no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco – em parceria com a Prefeitura de Água Preta, município situado ... -
A Construção Dialética do Conhecimento como Método de Ensino de Projeto de Arquitetura na FAU-UFRJ
(2003-10-01)O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de Projeto de Arquitetura 5 na FAU-UFRJ, baseada na metodologia de construção dialética do conhecimento, que, ao originar-se da prática social, busca transformá-la como ... -
O Construtivismo em Piaget e sua Relação com o Ensino de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente texto objetiva propor uma abordagem teórica a respeito das práticas de ensino de projeto de arquitetura. Nos ateliês de projeto, como ficaram conhecidos no decorrer da história os ambientes acadêmicos dos cursos ... -
Contribuições da Pós-Graduação para o Ensino de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este texto refere-se ao trabalho final da disciplina Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ), e tem como ... -
Crítica da Arquitetura como Ferramenta Projetual
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Com este documento, pretendemos registrar as experiências de ensino e aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo 5, na Universidade Federal de Pernambuco em 2002..1 e 2002.2. Naquela ocasião, conseguimos, junto com os alunos, ... -
A Crítica da Arquitetura na Discussão da Ética e da Estética: Barra da Tijuca, um estudo de caso
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Os critérios que podem determinar a seleção de um tema para uma pesquisa giram em torno da importância do mesmo no contexto em que se insere. A escolha da discussão da Ética e da Estética como paradigmas da Crítica da ... -
Da Música à Arquitetura: Em Busca do Irracional
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Tomando como referência os processos de projeto da arquitetura contemporânea identificados por Jeffrey Kipnis em seu texto Forms of Irrationality (1988) como absurdo e surdo, o presente trabalho relata a experiência da ...