Acessibilidade nos Espaços Públicos Urbanos como Tema Inovador no Ensino de Arquitetura
Abstract
Nesse artigo são apresentados e desenvolvidos os objetivos, os resultados e desdobramentos obtidos a partir da introdução de um tema de projeto inovador – a acessibilidade dos espaços públicos urbanos - para alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. O conceito de acessibilidade, em seu sentido amplo, significa a possibilidade de participação nas atividades urbanas por todos cidadãos, incluindo aqueles que sofrem algum tipo de restrição, tais como, portadores de deficiência, idosos, crianças e gestantes. A importância do tema, sua novidade e complexidade levaram ao desenvolvimento de metodologias de ensino onde a participação da comunidade, representada por associações de pessoas portadoras de deficiência e técnicos de planejamento do poder público, e o estudo de situações reais, no caso o centro histórico de Florianópolis, ocuparam um espaço central no processo de aprendizado. Esta experiência de ensino propiciou aos alunos uma visão diferente sobre as pessoas portadoras de deficiência como cidadãos e o desenvolvimento de uma consciência ética em relação à aplicação do conhecimento técnico na prática profissional. Para os professores esta experiência serviu como precursora de ações posteriores de pesquisa e extensão sobre acessibilidade e Desenho Universal.