A Avaliação da Aprendizagem na Prática Pedagógica do Projeto de Arquitetura: Algumas Implicações Didáticas e Sociológicas
Abstract
Neste trabalho pretendemos abordar a prática pedagógica do projeto de Arquitetura a partir do foco nos seus processos de avaliação da aprendizagem. Buscamos discutir os procedimentos e pressupostos teórico-metodológicos das ações avaliativas, as significações sobre elas construídas por alunos e professores, bem como os valores pedagógicos e os valores específicos da Arquitetura que elas revelam. O texto retoma alguns aspectos que desenvolvemos em dissertação de Mestrado realizada na Faculdade de Educação da UFMG (2002), a partir de pesquisa de campo envolvendo alunos e professores de disciplinas de projeto de três instituições de ensino de Arquitetura de Belo Horizonte: a Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unicentro Izabela Hendrix e o Curso de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. O objeto de estudo é considerado a partir de dois referenciais teóricos principais que se complementam para a produção de um diagnóstico sobre a questão no contexto investigado: o referencial teórico das práticas de ensino e de avaliação e o referencial sociológico - da sociologia da cultura e das artes e da sociologia da avaliação escolar.