Análise da Disciplina para o Ensino de Iniciação em Projeto
Abstract
O presente estudo se propõe a situar as disciplinas que preparam o aluno para a atividade projetual, nos cursos de arquitetura e urbanismo, localizados na região do Triângulo Mineiro. Investiga o modo como se ensina a fundamentação do processo de projetação em arquitetura, as práticas pedagógicas, as relações de professores e alunos, inseridas nos objetivos, propostas curriculares e ementas disciplinares de cada curso implantado. Este trabalho busca caracterizar a preparação do aluno para as disciplinas pertencentes ao ensino de projeto, exigidos na estrutura curricular de cada curso, sobre um contexto regional, o que se reflete na formação do arquiteto em seu exercício profissional. Neste sentido, o conhecimento sobre o espaço arquitetônico, sobre o papel do arquiteto na sociedade e sua formação nas escolas de arquitetura, vem contribuir para a compreensão de como estrutura-se o ensino de iniciação em projeto. A pesquisa realizada na disciplina, que recebe nos três cursos existentes diferentes denominações, Projeto de Arquitetura I (UNIT), Projeto I (UNIUBE) e Introdução à Prática Projetual (UFU), constata a adequação dos objetivos e didáticas adotados por estes cursos na capacitação do aluno em seu início de atividade projetual.