Browsing Sessão 1 - Ensino de Projeto by Title
Now showing items 1-20 of 76
-
A Abordagem Morfológica da Arquitetura Aplicada Ao Desenho Urbano
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Esse trabalho discute a metodologia adotada para o ensino de projeto de urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. A metodologia de análise inclui, além de aspectos de evolução ... -
Ambientes Totais para Ensino de Projeto Arquitetônico: Novos Paradigmas de Utilização da Informática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre o ensino do projeto de Arquitetura sob o viés da Informática, do presencial ao não presencial, desenvolvida a partir da compreensão teórica sobre o processo projetual, análise ... -
Aonde Amarrei Meu Jegue?? Tecnologias de Informação no Ensino de Arquitetura, Apoio ou Confronto ao Papel do Professor?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho abrange reflexões sobre as dificuldades e possibilidades trazidas pelas Tecnologias de Informação (TI) ao cotidiano do ensino de Arquitetura. Traz discussões genéricas da área de Educação sobre as TIs e analisa ... -
A Arquitetura como Produto da Memória
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)As artes em geral sempre mantiveram um estreito vínculo com as recordações geradas através da experiência humana, no sentido em que o produto oferecido pelo artista muitas vezes revela o caminho recorrido por este até a ... -
Arquitetura e Mídia Digital II – Um Estudo Comparativo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Os exercícios de aprendizagem colaborativa à distância oferecem aos alunos de arquitetura uma oportunidade para confrontar novas idéias, expor opiniões, ouvir críticas e conhecer novas culturas de projeto em uma disciplina ... -
Arquitetura: os Planos de Proposta Criação, Representação e Informação
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho realiza uma reflexão sobre a importância dos modelos analógicos na projetação arquitetônica e de como são indispensáveis no processo criativo da arquitetura. Analisa os diferentes níveis nos quais a mensagem ... -
Ateliê Vertical de Projeto: Certezas e Descobertas no Processo de Implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente trabalho analisa o processo de construção do sistema de ATELIÊ VERTICAL de Projeto como a proposta didático-pedagógica estruturadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo que atualmente está em processo de implantação ... -
Ateliê: Abrindo Caminho para o Diálogo
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este estudo aborda o ateliê como técnica de ensino, visando identificar as concepções do aluno e professor na vivência de tal técnica. As entrevistas, como método de abordagem, são caracterizadas como “conversas”, direcionadas ... -
A Avaliação como Instrumento da Didática do Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho trata de um elemento importante do processo didático: a avaliação, que pode assumir três diferentes modalidades e transformar-se numa grande ajuda na promoção de um ensino inclusivo e criativo do Planejamento ... -
A Avaliação no Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo: Problemas e Dificuldades
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho discute algumas questões afetas à avaliação aplicada ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo. Primeiramente caracteriza, em suas linhas gerais, o ensino de projeto, considerando-o como um processo de ... -
A Cidade como Pretexto: Uma Experiência de Ensino de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho pretende analisar as diversas abordagens e metodologias projetuais utilizados na apropriação do patrimônio arquitetônico, frente a novas necessidades programáticas e no âmbito de um exercício acadêmico. Para ... -
Comentários Acerca da Aula Expositiva no Departamento de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O trabalho trata de questões relacionadas ao tempo vivido no decorrer do processo educacional pelo qual passamos. Experiências de alunos e professores. Nossa proposta é adquirir informações acerca do tema e descobrir os ... -
Composição Modular e Analogias no Ensino de Projeto Arquitetônico
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O texto relata um dos exercícios da disciplina “Teoria e Projeto II: Processo Criativo”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. O objetivo foi apresentar os conceitos fundamentais dos princípios compositivos na ... -
A Conceitução da Estrutura Em Projetos de Arquitetura Através de Modelos
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho relata algumas das experiências, no uso de modelos físicos, realizadas junto aos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade São Marcos, nas disciplinas de ... -
Considerações Metodológicas no Ensino de Projeto de Arquitetura: o Caso dos Edifícios Multifuncionais
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)A questão do ensino do projeto segue atualmente, pelo menos, duas orientações distintas: aquela que orienta para a compreensão do edifico isolado e a que o contextualiza. A primeira fundamenta e conduz a reflexão para o ... -
A Cor no Ensino do Projeto Arquitetônico no Brasil
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este texto é o resultado da experiência como docente em disciplinas de projeto no curso de graduação em arquitetura e de anos de pesquisa e consultoria na área do uso da cor na arquitetura. Tem como objetivo reforçar a ... -
O Croqui [sketch Book] como Método de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este texto tem como objetivo a apresentação do desenho de criação - o croqui - como registro da gênese do projeto. Vai além, ao demonstrar a importância de realizá-los em um caderno específico – o skeetchbook. Como organização ... -
Desenho e Obra: Possibilidades de Inovação Didática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)This work ascertains that the majority of the architecture students or new architects presents their projects with expressiveless and communicativeless technical drawings. There can be pointed two motifs for this, among ... -
Didática e Explorações do Processo Cognitivo de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho argumenta a necessidade de transformações de metodologias de ensino atualmente empregadas no atelier de projeto baseadas praticamente na critica do projeto do estudante para estratégias baseadas em processos ... -
Didática para o Intangìvel? Arquitetura, Tecnologia/arte, Racional/intuitivo, Se Ensina ou Se Apreende?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho abrange reflexões sobre a possibilidade de uma didática direcionada para o ensino de projeto de Arquitetura, e conseqüentemente, sobre a necessidade de uma preparação prévia para a profissão de professor ...