Ateliê Vertical de Projeto: Certezas e Descobertas no Processo de Implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense
View/ Open
Date
2005-11-01Author
Bay, Maria Inês
Pousadela, Miguel
Vieira, Jorge Luiz
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho analisa o processo de construção do sistema de ATELIÊ VERTICAL de Projeto como a proposta didático-pedagógica estruturadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo que atualmente está em processo de implantação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), na cidade de Criciúma-SC. No marco da discussão nacional sobre a necessidade de renovação do ensino de arquitetura reiniciada em 2003, em Natal-RN, o Ateliê de Projeto passa a ter um papel privilegiado como um ambiente imprescindível para desenvolver novas práticas pedagógicas que visem à construção coletiva do conhecimento projetual e seu rebatimento na comunidade onde o centro de ensino está inserido. Propõe-se, nesse curso, que esta abordagem se estruture sobre dois conceitos didáticos fundamentais: o tema-problema e o sistema de Ateliê. O artigo expõe certezas, dúvidas, conflitos e respostas que surgem no desenvolvimento de um processo de ensino de projeto inovador que mexe com crenças e paradigmas consagrados através de teorias e práticas que precisam ser revisadas.