dc.contributor.author | Bay, Maria Inês | |
dc.contributor.author | Pousadela, Miguel | |
dc.contributor.author | Vieira, Jorge Luiz | |
dc.date.accessioned | 2021-08-01T18:57:46Z | |
dc.date.available | 2021-08-01T18:57:46Z | |
dc.date.issued | 2005-11-01 | |
dc.identifier.isbn | 858802503-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/196 | |
dc.description | Artigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa o processo de construção do sistema de ATELIÊ VERTICAL de Projeto como a proposta didático-pedagógica estruturadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo que atualmente está em processo de implantação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), na cidade de Criciúma-SC. No marco da discussão nacional sobre a necessidade de renovação do ensino de arquitetura reiniciada em 2003, em Natal-RN, o Ateliê de Projeto passa a ter um papel privilegiado como um ambiente imprescindível para desenvolver novas práticas pedagógicas que visem à construção coletiva do conhecimento projetual e seu rebatimento na comunidade onde o centro de ensino está inserido. Propõe-se, nesse curso, que esta abordagem se estruture sobre dois conceitos didáticos fundamentais: o tema-problema e o sistema de Ateliê. O artigo expõe certezas, dúvidas, conflitos e respostas que surgem no desenvolvimento de um processo de ensino de projeto inovador que mexe com crenças e paradigmas consagrados através de teorias e práticas que precisam ser revisadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PROARQ/FAU-UFRJ | pt_BR |
dc.subject | Ateliê | pt_BR |
dc.subject | Proposta Didático-Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Ateliê Vertical de Projeto: Certezas e Descobertas no Processo de Implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |