Arquitetura e Mídia Digital II – Um Estudo Comparativo
View/ Open
Date
2005-11-01Author
Araujo, Tereza Cristina
Kós, José
Rossi, Angela Maria
Metadata
Show full item recordAbstract
Os exercícios de aprendizagem colaborativa à distância oferecem aos alunos de arquitetura uma oportunidade para confrontar novas idéias, expor opiniões, ouvir críticas e conhecer novas culturas de projeto em uma disciplina colaborativa por natureza. Os exercícios também são proveitosos para os próprios professores que se valem da ocasião para intercambiar metodologias de ensino de projeto, efetuar uma autocrítica de suas práticas didáticas e refletir sobre a influência dos sistemas digitais para a produção da arquitetura. A FAU/UFRJ ao longo de 2004, ofereceu a disciplina Arquitetura e Mídia Digital II, como forma de permitir aos seus alunos a oportunidade de participar de equipes mistas de projeto entre instituições de ensino brasileiras, conformando um intercâmbio virtual através da Internet. Muitos foram os erros e acertos, mas sem dúvida, a gratificação de ver laços se estreitarem entre docentes e discentes aponta para um futuro promissor. Este artigo apresenta um estudo comparativo entre as duas primeiras edições da disciplina, refletir sobre seus erros e acertos e propor ajustes para o futuro.