A Cidade como Pretexto: Uma Experiência de Ensino de Projeto
Date
2005-11-01Author
Azevedo, Esterzilda
Andrade, Vânia
Andrade Junior, Nivaldo
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho pretende analisar as diversas abordagens e metodologias projetuais utilizados na apropriação do patrimônio arquitetônico, frente a novas necessidades programáticas e no âmbito de um exercício acadêmico. Para tal, foram utilizados os projetos realizados pelos estudantes da turma de 2004 da disciplina Ateliê 4. Este curso teve como área de estudo o bairro do Comércio, resultante de sucessivos aterros ocorridos desde os primórdios da ocupação de Salvador e onde estão localizados alguns dos principais monumentos arquitetônicos da cidade. Nesta área, os 45 estudantes do curso desenvolveram dois exercícios principais. Após realizar o diagnóstico da área de estudo, os alunos, agrupados em duplas, puderam escolher dentre três possibilidades de intervenção arquitetônica em edifícios existentes: um empreendimento hoteleiro, a ser implantado no casario imediatamente vizinho ao Elevador Lacerda; um espaço comercial e cultural em um quarteirão contendo um importante sobrado do século XIX, tombado pelo IPHAN, nas proximidades da área anterior; e um centro profissionalizante utilizando o Trapiche Barnabé, um imenso armazém abandonado. No segundo exercício, os grupos de três ou quatro estudantes desenvolveram o projeto de requalificação de sete quarteirões construídos a partir do século XIX, incluindo a proposta de ocupação de um terreno vazio, hoje utilizado como estacionamento. Todas as características da nova ocupação foram definidas pelos próprios estudantes, a partir das características e potencialidades identificadas na zona objeto do exercício.