Show simple item record

dc.contributor.authorAzevedo, Esterzilda
dc.contributor.authorAndrade, Vânia
dc.contributor.authorAndrade Junior, Nivaldo
dc.date.accessioned2021-08-01T18:54:12Z
dc.date.available2021-08-01T18:54:12Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/190
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende analisar as diversas abordagens e metodologias projetuais utilizados na apropriação do patrimônio arquitetônico, frente a novas necessidades programáticas e no âmbito de um exercício acadêmico. Para tal, foram utilizados os projetos realizados pelos estudantes da turma de 2004 da disciplina Ateliê 4. Este curso teve como área de estudo o bairro do Comércio, resultante de sucessivos aterros ocorridos desde os primórdios da ocupação de Salvador e onde estão localizados alguns dos principais monumentos arquitetônicos da cidade. Nesta área, os 45 estudantes do curso desenvolveram dois exercícios principais. Após realizar o diagnóstico da área de estudo, os alunos, agrupados em duplas, puderam escolher dentre três possibilidades de intervenção arquitetônica em edifícios existentes: um empreendimento hoteleiro, a ser implantado no casario imediatamente vizinho ao Elevador Lacerda; um espaço comercial e cultural em um quarteirão contendo um importante sobrado do século XIX, tombado pelo IPHAN, nas proximidades da área anterior; e um centro profissionalizante utilizando o Trapiche Barnabé, um imenso armazém abandonado. No segundo exercício, os grupos de três ou quatro estudantes desenvolveram o projeto de requalificação de sete quarteirões construídos a partir do século XIX, incluindo a proposta de ocupação de um terreno vazio, hoje utilizado como estacionamento. Todas as características da nova ocupação foram definidas pelos próprios estudantes, a partir das características e potencialidades identificadas na zona objeto do exercício.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectMetodologia de Projetopt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.titleA Cidade como Pretexto: Uma Experiência de Ensino de Projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record