Considerações Metodológicas no Ensino de Projeto de Arquitetura: o Caso dos Edifícios Multifuncionais
View/ Open
Date
2005-11-01Author
Martins, Elizabete
Saleiro Filho, Mário
Metadata
Show full item recordAbstract
A questão do ensino do projeto segue atualmente, pelo menos, duas orientações distintas: aquela que orienta para a compreensão do edifico isolado e a que o contextualiza. A primeira fundamenta e conduz a reflexão para o desenvolvimento de propostas que visem solucionar os problemas requeridos, sobretudo, pelo “mercado”. Por entender que a formação do estudante do curso de arquitetura e urbanismo atualmente deva estar atrelada a uma visão sistêmica de mundo, na qual diversas conjunturas informativas compõem seu cotidiano e, imbuídos dessa realidade, propusemos entrecruzar a disciplina em questão com as demais da estrutura disciplinar que compõem o quadro do curso, tais como: teoria e história, análise da forma, estrutura, técnica da construção e planejamento urbano. A fim compatibilizar a junção das áreas afins dividimos o desenvolvimento projetual em quatro fases: Observação do terreno e do seu entorno com identificação da estratégia urbanística a ser adotada; Construção do repertório de referências projetuais; Etapa preliminar de projeto / proposta (partido / implantação); Etapa final de desenvolvimento de projeto. Esse artigo visa recolocar a espacialidade da arquitetura e o homem no centro dos debates e das reflexões a fim de se tentar construir um modelo brasileiro entendendo, sobretudo as diversidades culturais continentais do nosso próprio país.