Show simple item record

dc.contributor.authorMartins, Elizabete
dc.contributor.authorSaleiro Filho, Mário
dc.date.accessioned2021-08-01T18:59:32Z
dc.date.available2021-08-01T18:59:32Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/199
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractA questão do ensino do projeto segue atualmente, pelo menos, duas orientações distintas: aquela que orienta para a compreensão do edifico isolado e a que o contextualiza. A primeira fundamenta e conduz a reflexão para o desenvolvimento de propostas que visem solucionar os problemas requeridos, sobretudo, pelo “mercado”. Por entender que a formação do estudante do curso de arquitetura e urbanismo atualmente deva estar atrelada a uma visão sistêmica de mundo, na qual diversas conjunturas informativas compõem seu cotidiano e, imbuídos dessa realidade, propusemos entrecruzar a disciplina em questão com as demais da estrutura disciplinar que compõem o quadro do curso, tais como: teoria e história, análise da forma, estrutura, técnica da construção e planejamento urbano. A fim compatibilizar a junção das áreas afins dividimos o desenvolvimento projetual em quatro fases: Observação do terreno e do seu entorno com identificação da estratégia urbanística a ser adotada; Construção do repertório de referências projetuais; Etapa preliminar de projeto / proposta (partido / implantação); Etapa final de desenvolvimento de projeto. Esse artigo visa recolocar a espacialidade da arquitetura e o homem no centro dos debates e das reflexões a fim de se tentar construir um modelo brasileiro entendendo, sobretudo as diversidades culturais continentais do nosso próprio país.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectQualidade Arquitetônicapt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectTeoria da Arquiteturapt_BR
dc.titleConsiderações Metodológicas no Ensino de Projeto de Arquitetura: o Caso dos Edifícios Multifuncionaispt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record