O Lugar do Projeto de Arquitetura no Processo de Integração Curricular: o Caso da Ufrn
Abstract
Este estudo objetiva discutir as relações existentes entre o processo de integração/interdisciplinaridade e a estrutura curricular, utilizando como dorso desta relação o lugar das disciplinas de projeto e daquelas que rebatem sobre ela. A integração e a interdisciplinaridade dentro dos currículos e sua aplicação em sala tem sido objeto freqüente de pesquisas sobre ensino de arquitetura e formação do profissional arquiteto-urbanista, contudo o lugar das disciplinas de projeto dentro deste panorama não tem sido abordado em profundidade; mesmo sendo elas consideradas como sintetizadoras dos conhecimentos ministrados na graduação, sua análise dentro deste processo precisa ser mais aprimorada, assim o trabalho se propõe a apontar diretrizes e perspectivas para uma discussão mais densa. Para tanto, foi escolhido como estudo de caso o Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um curso criado em 1973, o qual está se encaminhado para o seu quinto currículo (A5) e cujas mudanças curriculares adotaram como norteador a integração de conhecimentos.