dc.contributor.author | Silva, Virgínia | |
dc.date.accessioned | 2021-08-01T19:16:31Z | |
dc.date.available | 2021-08-01T19:16:31Z | |
dc.date.issued | 2005-11-01 | |
dc.identifier.isbn | 858802503-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/227 | |
dc.description | Artigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva discutir as relações existentes entre o processo de integração/interdisciplinaridade e a estrutura curricular, utilizando como dorso desta relação o lugar das disciplinas de projeto e daquelas que rebatem sobre ela. A integração e a interdisciplinaridade dentro dos currículos e sua aplicação em sala tem sido objeto freqüente de pesquisas sobre ensino de arquitetura e formação do profissional arquiteto-urbanista, contudo o lugar das disciplinas de projeto dentro deste panorama não tem sido abordado em profundidade; mesmo sendo elas consideradas como sintetizadoras dos conhecimentos ministrados na graduação, sua análise dentro deste processo precisa ser mais aprimorada, assim o trabalho se propõe a apontar diretrizes e perspectivas para uma discussão mais densa. Para tanto, foi escolhido como estudo de caso o Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um curso criado em 1973, o qual está se encaminhado para o seu quinto currículo (A5) e cujas mudanças curriculares adotaram como norteador a integração de conhecimentos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PROARQ/FAU-UFRJ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Projeto | pt_BR |
dc.subject | Integração Curricular | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | O Lugar do Projeto de Arquitetura no Processo de Integração Curricular: o Caso da Ufrn | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |