Reflexões Sobre o Processo de Concepção Arquitetônica para a Prática do Ensino de Projeto
Abstract
Este artigo apresenta algumas reflexões acerca do ensino de projeto de arquitetura e tece algumas bases conceituais no âmbito da pedagogia, cujos subsídios fundamentados na 'Escola Progressista' e no processo dialético de ensino são fornecidos por Paulo Freire e Sandra Corazza. Humberto Maturana e Francisco Varela indicam os caminhos da experiência humana incorporada à ciência em uma atuação interativa e indissociável entre o mundo e o sujeito. Por este caminho busco a compreensão da inter-relação entre professor e aluno e aponto algumas possibilidades metodológicas – fundamentadas no conceito de reflexão-na-ação de Donald Schön – para o enriquecimento e maior conscientização na prática e no ensino de projeto. Consciente de que os conceitos da arquitetura e suas implicações teóricas e práticas são fundamentais ao longo de todo o processo do projeto e também no ensino, intencionalmente estes não serão abordados neste estudo, pois desviariam o foco do viés pedagógico. Ao final de minhas reflexões teóricas, sugiro a aplicação destes conceitos e teorias em uma estratégia de planejamento voltada ao ensino de projeto de arquitetura, acreditando que a conscientização e a reflexão sobre a ação são as bases fundamentais e ontológicas que nos possibilitam a transformação da realidade.