Show simple item record

dc.contributor.authorAlcantara, Denise
dc.date.accessioned2021-08-01T19:23:15Z
dc.date.available2021-08-01T19:23:15Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/239
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta algumas reflexões acerca do ensino de projeto de arquitetura e tece algumas bases conceituais no âmbito da pedagogia, cujos subsídios fundamentados na 'Escola Progressista' e no processo dialético de ensino são fornecidos por Paulo Freire e Sandra Corazza. Humberto Maturana e Francisco Varela indicam os caminhos da experiência humana incorporada à ciência em uma atuação interativa e indissociável entre o mundo e o sujeito. Por este caminho busco a compreensão da inter-relação entre professor e aluno e aponto algumas possibilidades metodológicas – fundamentadas no conceito de reflexão-na-ação de Donald Schön – para o enriquecimento e maior conscientização na prática e no ensino de projeto. Consciente de que os conceitos da arquitetura e suas implicações teóricas e práticas são fundamentais ao longo de todo o processo do projeto e também no ensino, intencionalmente estes não serão abordados neste estudo, pois desviariam o foco do viés pedagógico. Ao final de minhas reflexões teóricas, sugiro a aplicação destes conceitos e teorias em uma estratégia de planejamento voltada ao ensino de projeto de arquitetura, acreditando que a conscientização e a reflexão sobre a ação são as bases fundamentais e ontológicas que nos possibilitam a transformação da realidade.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleReflexões Sobre o Processo de Concepção Arquitetônica para a Prática do Ensino de Projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record