Browsing Anais dos Seminários PROJETAR by Issue Date
Now showing items 1-20 of 1233
-
A Construção Dialética do Conhecimento como Método de Ensino de Projeto de Arquitetura na FAU-UFRJ
(2003-10-01)O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de Projeto de Arquitetura 5 na FAU-UFRJ, baseada na metodologia de construção dialética do conhecimento, que, ao originar-se da prática social, busca transformá-la como ... -
Acessibilidade nos Espaços Públicos Urbanos como Tema Inovador no Ensino de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Nesse artigo são apresentados e desenvolvidos os objetivos, os resultados e desdobramentos obtidos a partir da introdução de um tema de projeto inovador – a acessibilidade dos espaços públicos urbanos - para alunos do curso ... -
A Construção de uma Metodologia de Ensino
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O trabalho apresentado é um relato da experiência que vem sendo desenvolvida no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco – em parceria com a Prefeitura de Água Preta, município situado ... -
A Crítica da Arquitetura na Discussão da Ética e da Estética: Barra da Tijuca, um estudo de caso
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Os critérios que podem determinar a seleção de um tema para uma pesquisa giram em torno da importância do mesmo no contexto em que se insere. A escolha da discussão da Ética e da Estética como paradigmas da Crítica da ... -
A Avaliação da Aprendizagem na Prática Pedagógica do Projeto de Arquitetura: Algumas Implicações Didáticas e Sociológicas
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Neste trabalho pretendemos abordar a prática pedagógica do projeto de Arquitetura a partir do foco nos seus processos de avaliação da aprendizagem. Buscamos discutir os procedimentos e pressupostos teórico-metodológicos ... -
A Busca pela Integração entre Teoria e Prática no Ensino e Projeto de Arquitetura; Uma Experiência
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O trabalho aborda a importância de se integrar a teoria arquitetônica com a prática de projeto no ensino através de experiência realizada na disciplina AU 113 – Teoria e Projeto: fatores do projeto, ministrada no curso ... -
A (Des)Construção do Princípio Ensaio sobre o Ensino do Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este ensaio apresenta questionamentos e especulações teóricas, didáticas e metodológicas que refletem a revisão paradigmática pela qual passa o ensino acadêmico do Projeto de Arquitetura. O autor sugere ser necessária uma ... -
A Ergonomia na Arquitetura, Acrescentando Conhecimentos no Projeto de Ambiente Construído
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo, dentre as várias metodologias sobre a interação ambiente e comportamento humano, procura destacar a análise ergonômica do trabalho como a metodologia de contribuição significativa às usuais metodologias ... -
APO, Behavior Settings e Rep Grid como Instrumentos para Elaboração de Diretrizes para Projetos Arquitetônicos
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Atualmente, a inserção da perspectiva do usuário no processo de concepção projetual vem sendo bastante discutida não apenas no âmbito arquitetônico, mas também em áreas afins como psicologia e sociologia, ressaltando o ... -
Apo em Unidade de Urgência/Emergência de uma Hospital Geral: sua Contribuição para novos Projetos
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este artigo foi originado a partir de um trabalho realizado por mestrandos do PPGAU-UFRN (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN) no semestre letivo de 2002.2, na disciplina Avaliação Pós-ocupação do ... -
Análise da Disciplina para o Ensino de Iniciação em Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente estudo se propõe a situar as disciplinas que preparam o aluno para a atividade projetual, nos cursos de arquitetura e urbanismo, localizados na região do Triângulo Mineiro. Investiga o modo como se ensina a ... -
A Investigação do Processo de Concepção em Projeto de Casa Sustentável: Contribuição à transformação da CAIXA PRETA em CAIXA TRANSPARENTE
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este trabalho investiga o processo de projeto arquitetônico desde a formação da primeira imagem mental até sua materialização gráfica. Visa contribuir para elucidar aspectos do processo projetual que possam transformá-lo ... -
A Falta de reflexão e Crítica vista como um Obstáculo ao Ensino de Arquitetura e a Formação de um Aluno Crítico e Diferenciado.
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Um dos principais obstáculos para o ensino de arquitetura, no ponto de vista do grupo e objeto deste trabalho, refere-se à falta de reflexão e crítica do professor visto como um detentor de todo conhecimento que, deste ... -
A Prática do Croqui, a Memória e a Criatividade
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O presente trabalho objetiva uma aproximação entre estudos recentes relativos à memória e as possibilidades criativas do croqui como instrumento do pensamento. Evoluindo a partir do conceito de que todo desenho é desenho ... -
A Realidade como Instrumento para o Ensino da Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Esta comunicação faz parte de uma pesquisa, que se originou de leituras nas quais se observou que o México e o Brasil apresentam similaridades na forma de ensinar, aprender e apreender o fazer arquitetônico pelo público ... -
A Paisagem como Elemento de Concepção e de Análise do Projeto
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)A definição de um projeto leva em conta uma série de condicionantes para que, de forma abrangente e interdisciplinar, seja capaz de estabelecer uma relação adequada com o contexto em que se inserirá, segundo padrões de ... -
Apresentação do NAU (Núcleo de Arquitetura e Urbanismo)
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este texto surge com objetivo de apresentar algumas reflexões sobre a experiência do NAU – Núcleo de Arquitetura e Urbanismo do Curso de Arquitetura da Universidade Potiguar. Este núcleo pretende contribuir com a pesquisa ... -
Atrás das Grades Curriculares: Da Fragmentação do Currículo de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Esta é uma apresentação resumida dos conteúdos de uma dissertação de mestrado, que aborda o currículo de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil desde uma perspectiva sócio-histórica. Esta pesquisa indica que um dos ... -
Arquitetura: Entre a ciência e a Arte
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)O objetivo do artigo é sugerir uma reflexão sobre o papel da arquitetura que norteie as diretrizes da formação profissional. Iniciamos com os conceitos retirados dos Tratados de Vitrúvio e Alberti, para compararmos com as ... -
Contribuições da Pós-Graduação para o Ensino de Projeto de Arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2003-10-01)Este texto refere-se ao trabalho final da disciplina Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ), e tem como ...