PROJETAR 2015: Recent submissions
Now showing items 221-240 of 244
-
Residência Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia: experiência inovadora em ensino, pesquisa e extensão
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)No contexto atual do processo de crescimento das cidades brasileiras, em que as demandas coletivas acumuladas no âmbito de uma intensa segregação sócio-espacial se confrontam às práticas seletivas de investimentos públicos, ... -
Questionando o jogo de espelhos: fachadas brutalistas em edifícios altos, 1950-70
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A resolução compositiva, material e técnica das fachadas é um dos temas primordiais da experimentação arquitetônica dos últimos dois séculos, e consequentemente, dos investimentos na indústria de base da construção civil, ... -
Projeto, Pesquisa e Inovação em Arquitetura e Urbanismo: contexto e desafios para a Pós-Graduação
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)No contexto em que o tema Inovação vem ganhando destaque na agenda nacional de políticas públicas, é fundamental discutir o que seria inovação em Arquitetura e Urbanismo e como reforçar o papel estratégico do projeto nesta ... -
Projeto Arquitetônico e Meios de Representação: uma relação dialética
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O objetivo central deste artigo é analisar criticamente a relação dialética entre o projeto arquitetônico e os meios de representação em uma perspectiva histórica e os seus desdobramentos teóricos e práticos no processo ... -
Projetando Acessibilidade: integração ou prótese incômoda?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Se trata aqui da relação existente entre o fazer do profissional arquiteto e questões ligadas à Acessibilidade. Contrasta a legislação vigente e a realidade quotidiana da população afetada pela dificuldade de aceder e ... -
O sentido dos ‘sentidos’ na concepção criativa do projeto: como materializá-los em linguagem espacial
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A percepção da arquitetura não ocorre apenas com os olhos e sim, é uma experiência multissensorial. Na atualidade a exarcebação de imagens midiáticas faz com que a arquitetura, cada vez mais, seja concebida e percebida ... -
O ensino de arquitetura no Brasil: Na vida real, a História é diferente
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Olhando inicialmente o material oriundo em grande maioria de textos de nossos colegas que alertavam práticas inovadoras e alardeavam experiências inéditas, nada víamos de novo. Tudo exalava um déjà vu, reembalagens de ... -
O desenho de axonometria como modo de pensar e ensinar o projeto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo trata de revisitar a perspectiva axonométrica ou paralela como meio de conhecimento, divulgação e concepção da arquitetura. Visa explorar seu uso como instrumento que facilita a visualização de proposições espaciais ... -
O desembarque ruidoso das “Aerotrópolis” como pólos de rearticulação dos atuais territórios metropolitanos
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo aborda a emergência do conceito de “Aeroporto Cidade” ou Aerotrópolis como vem sendo chamada esta nova modalidade de intervenção territorial presente no urbanismo contemporâneo, em implantação em diversos países, ... -
Espaços de relação na habitação social portuguesa: uma metodologia de análise da arquitetura de conjuntos habitacionais
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo examina a produção de conjuntos habitacionais em Portugal, no âmbito do Premio do Instituto Nacional da Habitação/INH (1989 a 2006), inserindo essa produção no contexto da revisão teórico-metodológica da ... -
Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura em meio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo ... -
Eliminar ou ampliar barreiras? Uma reflexão sobre como os professores de projeto de arquitetura percebem a criatividade discente
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Entendendo a elaboração de um projeto de arquitetura em âmbito acadêmico como um diálogo entre o estudante e suas próprias ideias – processo no qual o professor exerce o papel de mediador –, este artigo reflete sobre o ... -
Da origem de sistemas espaciais
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Originalidade em arquitetura está fundamenta em um substrato limitado e quantificável que estabelece as probabilidades de geração de objetos arquitetônicos. É a partir deste substrato que é possível compreender a originalidade, ... -
Complexidade e Modelagem Paramétrica na Concepção de Edifícios
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O objetivo do presente artigo é apontar relações entre a modelagem paramétrica (MP) e a complexidade na concepção de edifícios na arquitetura contemporânea. O artigo discute conceitos fundamentais sobre parametrização e ... -
As pesquisas sobre o processo de projeto em arquitetura: argumentos para reflexão
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este estudo apresenta uma discussão sobre os métodos de projeto em arquitetura com os seguintes objetivos: a) Levantar o histórico da discussão de pesquisa em arquitetura, especificamente sobre o processo de projeto e os ... -
ARQUITETURA SOCIAL: Renovação ou extinção do projeto como locus da prática arquitetônica
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Presenciamos, nos últimos anos, uma inflexão nos discursos produzidos no campo da arquitetura em direção a um engajamento político, no abarcamento de problemas relativos a desigualdades sociais, segregação e deterioração ... -
A pesquisa no campo de projeto de arquitetura e urbanismo no Brasil na perspectiva dos Seminários PROJETAR 2003-2013
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Neste texto, discute-se a evolução das investigações científicas que se dizem vinculadas à linha de pesquisa em projeto de arquitetura e/ouurbanismo no Brasil nos últimos 12 anos, a partir da produção intelectual apresentada ... -
A modelagem tridimensional digital de sistemas estruturais como suporte à concepção arquitetônica
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo relata uma experiência de ensino-aprendizagem que procurou, a partir de uma prática interdisciplinar, realizar exercício de modelagem geométrica tridimensional digital tendo como fundamento as interações entre ... -
A inovação pedagógica do PFLEX na UFMG: considerações sobre a disciplina e estudo de caso
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais criou, em 2011, uma inovação pedagógica no ensino de projeto arquitetônico representada por módulos flexibilizados sem posição fixa ... -
A EMPATIA ESPACIAL e sua implicação nas ambiências urbanas
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Ao desenvolver o conceito de “Einfühlung” na segunda metade do século XIX, o filósofo alemão Robert Vischer buscava teorizar a capacidade de viver uma emoção causada por algo alheio ao nosso “eu”, transportando-nos além ...