Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Rheingantz, Paulo Afonso
Cunha, Eduardo
Krebs, Carlos
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura em meio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo e transdisciplinar de Morin e com alguns fundamentos dos estudos ciência-‐tecnologia-‐sociedade, expõe a dissociação entre o ensino e a prática do projeto, evidenciada no confronto entre documentos de referência dos arquitetos, as novas demandas normativas de qualidade e ecoeficiência para concepção, projeto, execução e operação de edificações, e a fragmentação disciplinar dos currículos dos cursos de arquitetura. Sugere retomar a proposta do Segundo Ateliê de Edward Allen, que se utilizada como prática situada e transdisciplinar, poderia contribuir para transformar as relações, papéis e habilidades tecnológicas que se esperam dos alunos e arquitetos.