Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica
dc.contributor.author | Rheingantz, Paulo Afonso | |
dc.contributor.author | Cunha, Eduardo | |
dc.contributor.author | Krebs, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2021-08-07T23:43:03Z | |
dc.date.available | 2021-08-07T23:43:03Z | |
dc.date.issued | 2015-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-63014-14-6 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/930 | |
dc.description | Artigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura em meio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo e transdisciplinar de Morin e com alguns fundamentos dos estudos ciência-‐tecnologia-‐sociedade, expõe a dissociação entre o ensino e a prática do projeto, evidenciada no confronto entre documentos de referência dos arquitetos, as novas demandas normativas de qualidade e ecoeficiência para concepção, projeto, execução e operação de edificações, e a fragmentação disciplinar dos currículos dos cursos de arquitetura. Sugere retomar a proposta do Segundo Ateliê de Edward Allen, que se utilizada como prática situada e transdisciplinar, poderia contribuir para transformar as relações, papéis e habilidades tecnológicas que se esperam dos alunos e arquitetos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/UFRN | pt_BR |
dc.subject | Projeto de Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Dimensão Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Dimensão Tecnologica | pt_BR |
dc.title | Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |