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dc.contributor.authorRheingantz, Paulo Afonso
dc.contributor.authorCunha, Eduardo
dc.contributor.authorKrebs, Carlos
dc.date.accessioned2021-08-07T23:43:03Z
dc.date.available2021-08-07T23:43:03Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/930
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute os efeitos da transformação das dimensões tecnológica e ambiental no ensino de projeto de arquitetura em meio à transição instável e dinâmica Modernidade/Atualidade. Alinhado com o pensamento complexo e transdisciplinar de Morin e com alguns fundamentos dos estudos ciência-­‐tecnologia-­‐sociedade, expõe a dissociação entre o ensino e a prática do projeto, evidenciada no confronto entre documentos de referência dos arquitetos, as novas demandas normativas de qualidade e ecoeficiência para concepção, projeto, execução e operação de edificações, e a fragmentação disciplinar dos currículos dos cursos de arquitetura. Sugere retomar a proposta do Segundo Ateliê de Edward Allen, que se utilizada como prática situada e transdisciplinar, poderia contribuir para transformar as relações, papéis e habilidades tecnológicas que se esperam dos alunos e arquitetos.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectProjeto de Arquiteturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectDimensão Ambientalpt_BR
dc.subjectDimensão Tecnologicapt_BR
dc.titleEnsino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológicapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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