PROJETAR 2015: Recent submissions
Now showing items 201-220 of 244
-
Árvore x Semilattice: Estratégias de concepção da forma urbana na escola francesa de urbanismo e no modernismo funcionalista
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente estudo propõe-se a comparar as estratégias de concepção da forma urbana na escola francesa de urbanismo e no modernismo funcionalista, duas “escolas” de urbanismo que foram contemporâneas na primeira metade do ... -
Arquitetura Pública: entre o potencial e o real. Concursos de projeto no Brasil entre 2005 e 2014.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta um breve panorama analítico sobre os concursos de Arquitetura realizados nos últimos 10 anos no Brasil. O objetivo é traçar um olhar mais detalhado sobre essa modalidade de contratação pública de ... -
Arquitetura potencial, concursos de projeto: Nonato Veloso.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Os concursos de arquitetura e urbanismo no Brasil há muitos anos, têm sido o cenário propício onde arquitetos tem a oportunidade de expressar ideias e conceitos que, na maioria das vezes, o mercado de trabalho não proporciona. ... -
Arquitetura extemporânea: Quatro Liberdades de Louis Kahn
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O trabalho parte da premissa de que o projeto bem documentado, além de ser fonte para consulta a respeito de uma edificação presente concebida no passado, pode ser recurso para a materialização futura de uma ideia de ... -
Arquitetura e método projetual de Philipp Lohbauer no norte do Paraná.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho trata da arquitetura produzida na frente pioneira de colonização norte-paranaense na primeira metade do século XX. Mais especificamente, trata da obra do arquiteto alemão Philipp Lohbauer naquela região – ... -
Arquitetura Efêmera como disciplina interativa
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo refere-se a um conjunto de atividades teóricas e práticas proposto em uma disciplina de projeto arquitetônico que tem como objetivo o ensino de Arquitetura e Urbanismo por meio de propostas arquitetônicas ... -
Argumentos para uma pedagogia do projeto urbano ecológico
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A evolução do urbanismo tem fortes laços com a história do planejamento econômico e com a história política. Não é possível esquecer que a escolha dos métodos de análise de um território urbano não é neutra nem a intervenção ... -
A preservação do patrimônio ferroviário moderno: a Estação Bernardo Sayão, Núcleo Bandeirante-‐DF
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Em 21 de abril de 1968, foi inaugurada com festa e recebeu o primeiro trem Bandeirante para a capital vindo da cidade de Campinas, a estação ferroviária Bernardo Sayão, localizada na Cidade Livre, atual Núcleo ... -
A prática do projeto como instrumento de ensino: o projeto MORA 2 e o Programa Minha Casa Minha Vida
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta o processo de projeto de um sistema de habitação de interesse social. O projeto aqui apresentado reforça o papel do processo projetual como exercício prático de ensino de arquitetura e, ao mesmo ... -
A pesquisa científica em arquitetura e urbanismo: os desafios de ensino, pesquisa e prática no Centro Universitário Uninovafapi
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Uninovafapi, localizado na cidade de Teresina, estado do Piauí, tem realizado algumas estratégias de difusão de conhecimento e proteção ao patrimônio, cujos ... -
Antecedentes formais do edifício da Biblioteca Municipal de Maringá
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta uma análise formal do edifício que abriga a biblioteca municipal de Maringá/PR a partir da ótica da circulação de ideias. Compreender o processo de difusão, assimilação, rejeição e transformação das ... -
Animais domésticos e arquitetura: a concepção de projetos arquitetônicos desenvolvidos para animais.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente trabalho constitui-se de um estudo realizado acerca das mudanças na arquitetura, motivadas principalmente pelo fortalecimento das relações afetivas entre os humanos e seus animais de estimação. Atualmente é ... -
Análise Ambiental da Paisagem: Um instrumento de Projeto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A urbanização acelerada nos centros urbanos tem representado sérios danos à qualidade ambiental da paisagem urbana. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para análise e avaliação de impactos ... -
A Gramática do Parque Guinle: uma análise gráfica das fachadas
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A forma produção de arquitetura tem mudando nas últimas décadas em razão das novas tecnologias à disposição dos arquitetos para desenvolvimento dos projetos. O ensino de arquitetura deve se adequar a esta nova realidade, ... -
A diversificação dos métodos de ensinagem: uma experiência no ensino de projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A Carta para Educação dos Arquitetos produzida pela UNESCO/UIA em 1996 e revisada em 2011 busca estabelecer uma rede global de educação, incentivando a diversificação de métodos de formação e aprendizagem para arquitetos ... -
Abertura estrutural como estratégia de projeto: O caso do projeto de Lacaton e Vassal para a Escola de Nantes
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Vivemos num século onde as migrações ocorrem de forma intensa, os deslocamentos que antes se prolongavam por gerações hoje se dão em velocidades imensuráveis para nossos padrões de percepção, um mundo marcado pelo fluxo ... -
A APO como estratégia de investigação com vistas à promoção de ambientes inclusivos em âmbito educacional
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A partir do entendimento de que todos devem ter acesso aos ambientes e serviços públicos, e tendo como base os conceitos de acessibilidade e design universal, essa pesquisa é fruto de um estudo do espaço físico da Biblioteca ... -
Um ensaio sobre o potencial educador inerente ao espaço.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Busca-se neste artigo discutir conceitos que contribuam para a construção de caminhos alternativos às propostas que trivializam a arquitetura contemporânea devaneada por fortes setores da mídia e do mercado imobiliário. ... -
Sobre a criatividade e a originalidade na atuação e formação do arquiteto
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este estudo busca compreender as razões pelas quais se confere, na atualidade, um caráter criativo e original ao arquiteto, e quais são as consequências desse vínculo no ensino. Como estratégia para alcançar tais respostas, ... -
Reuso apropriado e preservação da espacialidade: notas para uma teoria do projeto sobre o patrimônio edificado
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo apresenta algumas reflexões acerca do tema do projeto sobre o patrimônio edificado. O artigo se estrutura em duas partes. Na primeira parte, defendemos que, sendo o uso uma das dimensões essenciais da arquitetura, ...