PROJETAR 2015: Recent submissions
Now showing items 181-200 of 244
-
Ensino e prática pelo direito à cidade e ao ambiente A experiência dos projetos Praça Campo e Mirante da Represa - Esporte, Lazer e Educação Ambiental em Cepel, Nova Esperança
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O objetivo desse artigo é apresentar processos e resultados de dois projetos de assistência técnica que foram desenvolvidos com a comunidade de Nova Esperança, localizada às margens do manancial Joanes-Ipitanga, na cidade ... -
Ensino de projeto e aplicação de conteúdo tecnológico: uma experiência didática.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo tem como objetivo apresentar uma experiência didática que trata do ensino do projeto arquitetônico e a relação com os aspectos tecnológico-construtivos inerentes ao seu processo de desenvolvimento. Pretendeu se ... -
E havia o que mostrar?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Está em curso na cidade do Rio de Janeiro, RJ, um grande projeto urbanístico, cujo objetivo é criar uma centralidade urbana importante junto ao centro financeiro da cidade, em faixa lindeira à Baía de Guanabara. Batizado ... -
Dois projetos administrativos não construídos de Vilanova Artigas: Pavan e Trol
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo tem como objeto de estudo dois edifícios administrativos não construídos de João Batista Vilanova Artigas entre 1972 e 1973. O objetivo principal é identificar características desses edifícios que estabeleçam ... -
DO ETERNO AO INSTANTÂNE O questões que aparecem quando se projeta para a efemeridade
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O texto procura relacionar os edifícios estáveis e perenes com aquela grande variedade de construções que se estabelecem em um lugar apenas temporariamente, tanto projetos experimentais quanto situações corriqueiras, tanto ... -
Distintos espaços públicos, semelhantes espaços abertos: uma reflexão acerca da arquitetura contemporânea
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo resulta de um processo de reflexão e discussão acerca dos limites, diferenciações e dissensos sobre o que se pode entender por arquitetura de espaços públicos, que levou à transposição desta noção para a ... -
Dinâmica das assessorias de projeto: uma contribuição ao processo de autonomia do estudante de Arquitetura e Urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Tomando como foco principal desta reflexão as disciplinas de projeto de arquitetura e como objeto de análise o curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Positivo, este trabalho propõe‐se a refletir sobre um aspecto ... -
Desenho de observação, conhecimento em Arquitetura e linguagem.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O desenho de observação (mesmo apenas como ensino de técnicas de expressão) esteve por anos ausente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE. Em 2010 foi retomado como disciplina obrigatória com a intenção de sedimentar ... -
Degradação de espaços coletivos e de sociabilidade em condomínios verticais do PMCMV: um problema de projeto?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo discute o problema da degradação de espaços coletivos em condomínios verticais, tendo como referência o Conjunto Vivendas do Planalto - Natal/RN. O trabalho está referenciado na Pesquisa de Avaliação do ... -
Da pesquisa ao ensino: aplicando o conceito de território educativo ao projeto de escola na FAU-UFRJ
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Esse artigo discute a necessidade de se adotar uma abordagem transdisciplinar para lidar com a concepção de ambientes de apropriação cotidiana, coletiva e referencial, tais como os equipamentos de educação, cultura e ... -
Continuidades e descontinuidades da arquitetura contemporânea em São Paulo, Brasil.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A arquitetura contemporânea amplia o mundo morfológico, com a leitura do lugar. A arquitetura paulista recente intervém no espaço perseguindo objetivos similares, mas com nuances locais. Para o estudo são escolhidas obras ... -
Concepção da forma arquitetônica: Transição e consolidação de uma disciplina
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O objetivo deste artigo é traçar um panorama histórico da formação das atuais disciplinas de Concepção da Forma Arquitetônica (CFA) que encontra antecedentes na antiga Escola Nacional de Belas Artes. Na última reforma ... -
Cidade: Práticas Criativas & Emergência
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A presença da criatividade na sociedade contemporânea se dá de forma transversal. Como vetor de crescimento, está na origem de inúmeros outros conceitos. Da Economia Criativa de John Howkins à Classe Criativa de Richard ... -
Cidade contemporânea e o projeto de espaços residenciais fechados: o caso de Bauru-SP
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho trata das transformações na paisagem urbana da cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo, ao longo das últimas três décadas. Assim como em outros municípios do interior paulista, a exemplo de diversas ... -
Casas lineares de Bernardes e Jacobsen Arquitetura: apontamentos sobre herança e inovação
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Em 2010, a Revista AU publicou uma relação de 25 escritórios de arquitetura que poderão definir o novo “cenário da arquitetura brasileira”. Dentre os eleitos, destaca-se o escritório Bernardes e Jacobsen Arquitetura, que ... -
Caminhada Urbana e Viva Rua: a extensão como crítica ao espaço público e subsídio à pesquisa e ao ensino em Arquitetura e Urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta as realizações do projeto de extensão ‘Caminhadas Urbanas: patrimônio material e paisagem urbana’, o qual pretende identificar e ampliar as percepções e apropriações dos citadinos com relação centro ... -
Cabines de Meditação: Espaço e luz
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este texto descreve e analisa o processo criativo de um exercício didático denominado “Cabines de meditação: espaço e luz”, da disciplina de Estudos da Forma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do ... -
Avaliação pós-ocupação de espaços públicos: uma experiência de reabilitação em Fortaleza
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O papel dos espaços públicos na qualidade ambiental e urbana de uma cidade é essencial. Para funcionar bem, estes espaços devem atender às expectativas de seus usuários, suprindo suas necessidades, o que muitas vezes não ... -
A transdisciplinaridade como um meio de inovação na formação em Arquitetura e Urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo propõe a transdisciplinaridade como um meio de inovação na formação em Arquitetura e Urbanismo. Para tanto o conceito de transdisciplinaridade é elucidado através da Teoria da Complexidade de Edgard Morin. Em ... -
Aspectos de representação gráfica na divulgação de projetos de arquitetura: estudo de caso na contemporaneidade
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo visa contribuir para a compreensão de como as ferramentas computacionais e os métodos convencionais de representação gráfica se articulam na representação de projetos de arquitetura e como tais técnicas ...