Cabines de Meditação: Espaço e luz
Abstract
Este texto descreve e analisa o processo criativo de um exercício didático denominado “Cabines de meditação: espaço e luz”, da disciplina de Estudos da Forma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná. Explica o objetivo da disciplina, a formatação do exercício e o método utilizado, bem como sua importância na formação do arquiteto. Entende que a pesquisa sobre as obras de renomados arquitetos pode servir de fundamentação e de estímulo ao processo criativo. Assim, compara as idéias dos trabalhos dos alunos com imagens das obras de Zumthor, SANAA e Steven Holl. Percebe a importância da participação do aluno em todo processo, desde a elaboração das primeiras idéias em croqui até a construção do espaço na escala real, para sua percepção e fruição. Acredita na atividade prática da manipulação da forma como valor instrumental e operativo do conhecimento. Resgata os conceitos da “prática reflexiva” em autores como Dewey, Schön e Perrenoud e também da “criatividade como princípio funcional da aula”, segundo Martínez. Conclui explicando como o cotidiano do ateliê de arquitetura, neste exercício didático, desempenhou um papel ativo e criativo no desenvolvimento dos saberes, dado o processo de reflexão na ação, do método dialético do ir e vir, e também do trabalho em equipe para a execução de um espaço de luz e meditação.