Ensino de projeto e aplicação de conteúdo tecnológico: uma experiência didática.
Abstract
O artigo tem como objetivo apresentar uma experiência didática que trata do ensino do projeto arquitetônico e a relação com os aspectos tecnológico-construtivos inerentes ao seu processo de desenvolvimento. Pretendeu se configurar como um meio de experimentação do docente, através de uma abordagem de conteúdo capaz de suscitar a reflexão projetual quanto a essa importante questão e associar melhor o projeto aos aspectos construtivos e o seu planejamento. Foi desenvolvida em disciplina optativa do currículo do CAU/ UFRN e lecionada durante o segundo semestre de 2014. A sua realização se apoiou em exemplos de outras experiências e procedimentos didáticos presentes na literatura e desenvolvida em disciplinas de projeto ou ligadas ao conteúdo tecnológico. A partir do acompanhamento dos percursos projetuais dos discentes e da análise dos resultados finais obtidos pelos alunos, observa-se que o objetivo foi alcançado, tendo em vista a reflexão mais aprofundada sobre a importância da relação arquitetura e os seus aspectos técnico-construtivos. Tal fato se tornou evidente desde a fase de elaboração dos croquis de concepção, até as propostas finais apresentadas pelos alunos e os seus discursos projetuais. Além disso, observou-se que a atenção conferida pelos discentes aos aspectos técnico-construtivos em seus projetos também funcionou como estimulo à criatividade na resolução dos problemas apresentados.