A prática do projeto como instrumento de ensino: o projeto MORA 2 e o Programa Minha Casa Minha Vida
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Oliveira, Juliano
Moreira, Geovanna
Neves, Hugo
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho apresenta o processo de projeto de um sistema de habitação de interesse social. O projeto aqui apresentado reforça o papel do processo projetual como exercício prático de ensino de arquitetura e, ao mesmo tempo, como forma de pesquisa acadêmica. O contexto do desenvolvimento do trabalho parte das atividades de pesquisa do Grupo de Pesquisa MORA, da Universidade Federal de Uberlândia. Um grupo de professores e alunos desenvolveram um projeto de arquitetura de um conjunto de edifícios como meio de revisão e crítica a questões relacionadas ao Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. A proposta apresentada, relatada a partir da reflexão sobre o seu fazer, procura qualificar o tecido urbano, aumentar a densidade habitacional (evitando a solução da unidade de habitação unifamiliar isolada no lote) e revisar as formas de morar em construção hoje, pautadas pela tripartição burguesa.