Um ensaio sobre o potencial educador inerente ao espaço.
Abstract
Busca-se neste artigo discutir conceitos que contribuam para a construção de caminhos alternativos às propostas que trivializam a arquitetura contemporânea devaneada por fortes setores da mídia e do mercado imobiliário. Valoriza-se hoje a sociedade do conhecimento e ao arquiteto e urbanista cabe buscar os “constructos” mais adequados e compatíveis com o estágio de desenvolvimento da sociedade e aplicá-los ao projeto. Partimos do pressuposto de que o caminho mais adequado para desvelar novas formas de atuação para o arquiteto e urbanista é reconhecer que os espaços, em si, estão impregnados de informações que lhe dão potencialidades educadoras O método de pesquisa adotado nesta análise enfatizou a busca de autores e eventos ligados ao tema para adquirir sustentação teórica à hipótese aventada. Tais propostas exigem com que os construtores do espaço reflitam com discernimento e profundidade nas suas proposições, revendo conceitos através de práxis inovadoras.