O desenho de axonometria como modo de pensar e ensinar o projeto
Abstract
O artigo trata de revisitar a perspectiva axonométrica ou paralela como meio de conhecimento, divulgação e concepção da arquitetura. Visa explorar seu uso como instrumento que facilita a visualização de proposições espaciais próprias à concepção de novos objetos ou artefatos. Baseado em que projeto de arquitetura se desenvolve em grande parte por meio de representações gráficas, relata que estas têm sido construídas para a definição e conhecimento da arquitetura. Definição e conhecimento construído ao longo de um conjunto capacitações e habilitações acumuladas pelas disciplinas acopladas ao desenho e suas correspondências com artefatos que serão tridimensionalmente construídos. Em breve apanhado dos principais fundamentos que construíram os sistemas projetivos, revela as potencialidades da utilização da perspectiva gerada por projeções de paralelas, reinserindo-as como ferramentas de ensino, já amplamente utilizadas, mas ainda muito capacitadas para gerar inovações nos modos de pensar e representar a arquitetura, seus espaços e os objetos que a constituem e as tarefas de ensino que tratam da educação dos arquitetos.