Now showing items 161-180 of 237

    • A Crítica É Um Projeto Contemporâneo 

      Villac, Maria Isabel (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este texto aborda relações entre crítica e projeto de arquitetura no Brasil. Propõe uma aproximação da crítica à produção arquitetônica, para indagar sobre o sentido do projeto moderno e contemporâneo de arquitetura ...
    • A Configuraçäo do Rio como Paisagem Oscilante. a Idéia de Metaprojeto 

      Sbarra, Alberto; Rua, Veronica; Moroni, Leandro; Waslet, Claudia; Murace, Pablo (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Foi estabelecida uma linha de continuidade entre três trabalhos de investigação projetual: “O parque urbano histórico e seu papel contemporâneo”, “O sistema de parques na metrópole moderna”, “A linha de costa como espaço ...
    • A Configuração como Estratégia para o Projeto: Experiências e Reflexões 

      Medeiros, Valerio; Holanda, Frederico (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Parece residir o problema da projetação arquitetônica não apenas na ausência de clareza sobre os subsídios de projeto, e sim nas próprias teorias que lhes dão suporte. HILLIER e HANSON (1997) afirmam, por exemplo, que os ...
    • A Cidade em Miniatura: o Uso de Técnicas de Prototipagem Digital para a Confecção de Maquetes Urbanas. 

      Matsubara, Juliana; Vaz, Carlos Eduardo; Celani, Gabriela; Fávero, Edison (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O objetivo desta pesquisa consiste em apresentar um estudo de caso sobre a produção de maquetes urbanas de grandes áreas com o uso das tecnologias de prototipagem digital. Os arquitetos se deparam com diversas dificuldades ...
    • A Casa Deles, a Casa Minha ... 

      Amorim, Luiz Manuel; Loureiro, Claudia; Griz, Cristina (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo relata resultados preliminares de uma investigação que tem por foco as diferenças, a partir da análise de projetos de apartamentos em Recife, entre dois campos de saber – o saber profissional, fundado em operações ...
    • A Abordagem Ergonômica Experiencial do Ambiente Construído no Processo de Ensino-aprendizagem no Atelier de Projeto de Arquitetura 

      Arcipreste, Juliane; Paulo Afonso, Fonseca (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O objetivo principal do artigo é propor, com base nos pressupostos de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), complementada pelo conceito de reflexão-na-ação de Schön e pela proposta da pedagogia da autonomia ...
    • Una Oportunidad para la Ciudad de Ibiza: La Reforma de su Carretera de Circunvalación (ESPAÑA) 

      Andreatta, Verena; Hernandez, Mireia; Chogo, José Luis (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Diferentemente da maioria das cidades espanholas, em Ibiza o transito de pedestres não tem a necessária continuidade e conectividade, nem o desenho e escala necessários para sua autonomia, sendo apenas resultado secundário ...
    • Soluções para a Acessibilidade em Edificações Históricas Protegidas por Órgãos de Preservação 

      Andrade, Isabela; Ely, Vera Helena (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      As cidades brasileiras surgiram em uma época em que não havia a preocupação em incluir as pessoas com deficiências na sociedade. O desenho urbano contemplava ruas estreitas e aclives. As edificações, inseridas nesse contexto ...
    • São Paulo Megacidade: Uma Reinvenção Oportuna 

      Leite, Carlos (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O trabalho faz uma reflexão critica acerca da emergência das megacidades no século 21 para, em segunda, focar a megacidade brasileira, São Paulo, seus desafios e oportunidades em busca de uma reinvenção necessária que traga ...
    • Promoção Imobiliária e Ambiente Construído 

      Fonseca, Antonio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este trabalho analisa a produção da promoção imobiliária na cidade de São Paulo no período que precede o funcionamento do Banco Nacional da habitação, no final da década de 1960, até o inicio do Sistema de financiamento ...
    • Projeto e Ensino 

      Machado, Andrea (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo pretende discutir os fundamentos do ensino de projeto de graduação através de algumas figuras produzidas no atelier, sobretudo na etapa do processo convencionalmente denominada estudo preliminar, na qual se ...
    • Projeto como investigação: A construção de lugares com significado na cidade através de dois projetos recentes. 

      Aly, José Augusto (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo tem como principal objetivo apresentar dois projetos recentes por nós realizados, que a nosso ver contribuem positivamente para o desenvolvimento das relações entre arquitetura e cidade, através dos significados ...
    • Preservar e intervir em Brasília. O caso das antigas fazendas do Distrito Federal 

      Schlee, Andrey; Ferreira, Oscar; Vieira Junior, Wilson; Barbo, Lenora (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Em 2002 foi criada e ofertada pela primeira vez no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília a disciplina Projeto de Arquitetura e Urbanismo VIII. Desde então, o conteúdo trabalhado no ateliê integra as ...
    • Preservação do Patrimônio Histórico: O passado como projeto 

      Paoli, Paula (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Na chamada de trabalhos para o Projetar 2009, o segundo eixo temático, denominado Intervenção evoca questões relacionadas ao chamado patrimônio histórico, ao passado e suas possibilidades de inserção na cidade contemporânea, ...
    • Plano Diretor do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (PD-ISERJ): Algumas Questões 

      Name, Leo; Freiria, Priscylla (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo tem por objetivo apresentar as pr incipais questões relacionadas à recente elaboração do Plano Diretor do Instituto Super ior de Educação do Rio de Janeiro (PD-ISERJ). A par tir da iniciativa de ordenamento ...
    • Os Limites da Intervenção Arquitetural no Patrimônio: Menos Amarras e mais Liberdade no Ensino 

      Carsalade, Flavio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A partir de considerações sobre a problemática da inadequação de teorias vigentes sobre o problema do restauro à especificidade arquitetural, o artigo propõe uma discussão sobre os reflexos dessa inadequação sobre o ensino ...
    • O Preceito Coincidente entre Cidade e Arquitetura 

      Villac, Maria Isabel (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A cidade é o horizonte do projeto e se realiza através de um procedimento que estabelece, entre edifício e organismo urbano, uma relação de interdependência, receptividade necessária e transitiva; uma rede na qual, por um ...
    • O Ensino do Projeto Urbano: Aplicação de Métodos da Psicologia Ambiental e da Morfologia Urbana na Leitura e Análise do Espaço 

      Carvalho, Aline; Browne, Geraldo (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Neste artigo propõe-se a reflexão sobre uma experiência de ensino de projeto urbano desenvolvida na disciplina ARQ 346 – Projeto VI, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFV, cujo tema central é o projeto de requalificação ...
    • Normativas Urbanísticas: Uma investigação para o ensino de Projeto 

      Câmara, Andréa; Trindade, Isabella (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O presente trabalho é resultado de uma investigação que, entre outros objetivos específicos, analisa o Projeto de Arquitetura a partir do pressuposto de que as normativas urbanísticas podem definir a tipologia de edifícios ...
    • Museu Oscar Niemeyer: a forma gera o programa? 

      Neiva, Simone; Perrone, Rafael (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo analisa o processo de definição da forma e as relativas alterações de programa que estiveram envolvidas na criação da arquitetura do Museu Oscar Niemeyer. Para tanto, foram investigados: uma série de textos ...