Sessão 1 - Ensino de Projeto: Recent submissions
Now showing items 21-40 of 76
-
O Projeto como Descoberta Analogia, Diagrama e Experimentação
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente trabalho procura demonstrar a experiência do ensino de projeto que adota como estratégia o pensamento analógico e o raciocínio diagramático, postos em prática através da concepção do espaço como processo que se ... -
O Projeto Arquitetônico: Quem o Faz? o Desafio da Transdisciplinaridade
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo pretende demonstrar, ao longo de um relato histórico, que o processo de projetar de arquitetos e engenheiros tem muito em comum, e contradiz o pensamento popular que estas são duas profissões distintas. Discutimos ... -
O Projeto Arquitetônico e o Processo Construtivo Flexível: Discussão do Projeto Frente à Racionalização do Processo de Produção na Construção Habitacional
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho procura colocar em discussão o papel do projeto arquitetônico no processo de uma nova racionalização na produção habitacional. Tendo em vista as transformações tecnológicas que estão afetando não somente a ... -
O Processo de Avaliação e Sua Importância no Ensino de Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho foi elaborado como trabalho final da disciplina de Teoria e Prática do Ensino de Projeto de Arquitetura, no Curso de Mestrado em Arquitetura, PROARQ/FAU-UFRJ, com base na experiência dos autores e nas discussões ... -
O Modelo Tridimensional na Arquitetura do Renascimento
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Pode-se dizer que a representação em Arquitetura apresenta-se em duas formas: bidimensional – plantas, cortes, elevações, perspectivas, diagramas; e tridimensional – maquetes, para estudos, apresentação, entre outros. ... -
O Lugar do Projeto de Arquitetura no Processo de Integração Curricular: o Caso da Ufrn
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este estudo objetiva discutir as relações existentes entre o processo de integração/interdisciplinaridade e a estrutura curricular, utilizando como dorso desta relação o lugar das disciplinas de projeto e daquelas que ... -
O Ensino de Projeto Paisagístico: Uma Experiência Através da Imaginação.
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O objetivo desse artigo é apresentar um exercício de criação projetual utilizado pela disciplina de projeto paisagístico, oferecida no quarto ano de curso de Arquitetura e Urbanismo. O exercício selecionado aqui – de escala ... -
O Ensino de Projeto na Primeira Escola de Arquitetura do Brasil
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente trabalho é fruto da pesquisa de iniciação científica “Arquitetura numa cidade moderna – ensino e produção (1930-1964)” através da qual é analisada a evolução da formação do arquiteto no Brasil, por meio do estudo ... -
O Croqui [sketch Book] como Método de Projeto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este texto tem como objetivo a apresentação do desenho de criação - o croqui - como registro da gênese do projeto. Vai além, ao demonstrar a importância de realizá-los em um caderno específico – o skeetchbook. Como organização ... -
Novos Tempos, Novos Ensinos: É Possível a Criação de Instrumento Paradiagnóstico de Alunos de Arquitetura?
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)A escola dos “novos tempos” ainda é a escola dos “velhos tempos”, a escola tradicional, formada por turmas razoavelmente grandes, seriada, disciplinar, com o conhecimento centralizado no professor e transmitido oral e ... -
Mímese: Imitação Refletida
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho tem por objetivo divulgar uma experiência de ensino de projeto arquitetônico apoiada na idéia de imitação de precedentes paradigmáticos e, ao mesmo tempo, torná-la melhor compreendida. O conceito de imitação ... -
Luz e Forma no Ensino de Projeto Arquitetônico: Uma Abordagem Plástica
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O artigo descreve uma série de exercícios sobre a relação entre luz e forma realizados na disciplina de Projeto Arquitetônico do quinto semestre da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. O objetivo dos exercícios é fazer com ... -
La Identidad Creativa Individual En La Enseñanza de La Arquitectura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabajo expone una experiencia pedagógica interdisciplinaria, donde, con la participación de pedagogos, psiquiatras y arquitectos se vincula la investigación académica con la didáctica proyectual del Taller de Diseño ... -
Interdisciplinaridade como Proposta de Ensino de Projeto de Arquitetura
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este artigo apresenta a proposta de interdisciplinaridade em ensino de Arquitetura desenvolvida na Universidade de Passo Fundo. A partir do projeto pedagógico do curso, fundamentado em concepção pedagógica integradora, ... -
Habitação Social no Meio Acadêmico: Retomando a Temática
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Este trabalho aborda a realidade da produção habitacional do interior do estado do Rio Grande do Sul, tomada como fundamentação e contexto para desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos. A seguir, apresenta as diretrizes ... -
Habitação de Interesse Social e a Formação do Arquiteto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Os avanços tecnológicos trouxeram para a sociedade a capacidade de produzir mais e melhor. A modernidade trouxe, entretanto a perda da humanidade no tratamento de muitas questões, dentre elas, a qualidade do habitat social. ... -
Genesis Of Architectural Forms – Inventive Design In The Virtual Age
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)The digital architectural visions show that architecture is more and more influenced by virtual reality and concept of cyberspace. The primary forms in architecture differentiate according to the ways of the ideas’ expressions ... -
Função Ampliada, Flexibilidade e Contextualização
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O texto versa sobre resultados de exercícios iniciais de Atelier de Projeto do quinto semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. Os exercícios usam a alternância de contexto como estratégia de ampliação da ... -
Formar Ou Informar? Sobre o Aprendizado do Arquiteto
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)Deveria ser uma obviedade afirmar que o período de aprendizado do arquiteto, na escola, é de formação. Entretanto, ainda persiste uma expectativa de que o aprendiz já traga com ele uma bagagem, inclinação, negando o sentido ... -
Formação Continuada de Professores (as): o Caso do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê
(PROARQ/FAU-UFRJ, 2005-11-01)O presente artigo relata uma experiência no campo da formação continuada de professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, que assumiu o formato de Seminários de Práticas ...