Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 601-620 of 1506
-
Inclusão Social um mote para projetos no ensino de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta uma experiência didática realizada em 2014 para a disciplina de projeto AP112 - Teoria e Projeto II - Processo Criativo, ministrada para alunos do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da ... -
Fundamentação em Arquitetura e Urbanismo: Uma experiência integrada na unidade curricular Oficina I
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo discute a experiência desenvolvida na unidade curricular Oficina I, dentro do ciclo de Fundamentação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del Rei, buscando demonstrar ganhos ... -
Fontes de conhecimento didático do projeto: Metodologia para investigar as fontes de conhecimento arquitetônico no ensino de projeto contemporâneo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho apresenta uma metodologia para se aproximar das fontes de conhecimento arquitetônico usados nas disciplinas de Atelier de Projeto. A pesquisa faz parte de uma pesquisa de doutorado focada na análise das ... -
FAZER PROJETO: trabalho manual ou intelectual?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo aborda o jogo hierárquico no contexto da produção de projetos arquitetônicos, a partir de dados de uma pesquisa realizada em dois escritórios de arquitetura, por meio de observação e de entrevistas. Discute-‐se ... -
Estudo de formas parametrizadas em modelos físicos: Introdução a parametria no projeto arquitetônico
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo busca apresentar a experiência de introdução da parametria no projeto arquitetônico. A proposta é desenvolvida no âmbito da disciplina de Arquitetura Contemporânea do Curso de Arquitetura e Urbanismo da ... -
Estratégias de articulação entre o espaço público e o espaço privado: ensaio projetual no município da Serra - ES
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta um ensaio projetual de um complexo multifuncional proposto para o município da Serra no Espírito Santo, cuja proposta fundamenta-se na aplicação de estratégias de articulação entre espaço público e ... -
ESTABILIZAÇÃO DA NOÇÃO POLISSÊMICA DE PROJETO URBANO: UMA MATRIZ ANALÍTICA EM ELABORAÇÃO
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Os diversos conteúdos associados à expressão Projeto Urbano denotam uma multiplicidade de significados que sinalizam diferentes interpretações e matrizes de pensamento, disponíveis na literatura especializada, bem como ... -
ESQUISSO E PROJETO: Uma análise do processo de pentimento sobre os esquissos de Paulo Mendes da Rocha
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A presente pesquisa trata da função do Desenho no processo de projeto dos arquitetos e urbanistas, tendo como foco principal o momento de concepção por meio de esquisso. Adota-se a discussão da ação de pentimento no ... -
Espaço cicloviário ramal Ponta Negra – Campus: uma alternativa rumo à mobilidade urbana sustentável
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo tem como objetivo expor e discutir uma proposta de espaço cicloviário em trecho da Av. Eng. Roberto Freire e Av. Dr. Sólon Miranda Galvão, Natal/RN, Brasil, considerando aspectos urbanísticos, a fim de criar ... -
Entre editais e pareceres: Representações de projetos vencedores de concursos de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Em concursos de projeto de arquitetura várias propostas são comparadas para que apenas uma seja escolhida. Em geral, essas competições são regidas por editais que além de impor condições legais de participação, apresentam ... -
Entre Brasília e Chandigarh onde Palmas está?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente trabalho constitui-se numa análise comparativa da configuração espacial das cidades de Chandigarh, Brasília e Palmas, mensurável e quantificável por meio dos instrumentos analíticos da sintaxe espacial. São ... -
Entre arquitetura e espaço urbano: a experiência didática na disciplina “Projeto de Arquitetura na Cidade Contemporânea”
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente trabalho trata da experiência didática realizada na disciplina eletiva “Projeto de Arquitetura na Cidade Contemporânea”, oferecida no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo na FAU-UFRJ em 2014. Na disciplina, ... -
Ensino e prática pelo direito à cidade e ao ambiente A experiência dos projetos Praça Campo e Mirante da Represa - Esporte, Lazer e Educação Ambiental em Cepel, Nova Esperança
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O objetivo desse artigo é apresentar processos e resultados de dois projetos de assistência técnica que foram desenvolvidos com a comunidade de Nova Esperança, localizada às margens do manancial Joanes-Ipitanga, na cidade ... -
Ensino de projeto e aplicação de conteúdo tecnológico: uma experiência didática.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo tem como objetivo apresentar uma experiência didática que trata do ensino do projeto arquitetônico e a relação com os aspectos tecnológico-construtivos inerentes ao seu processo de desenvolvimento. Pretendeu se ... -
E havia o que mostrar?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Está em curso na cidade do Rio de Janeiro, RJ, um grande projeto urbanístico, cujo objetivo é criar uma centralidade urbana importante junto ao centro financeiro da cidade, em faixa lindeira à Baía de Guanabara. Batizado ... -
Dois projetos administrativos não construídos de Vilanova Artigas: Pavan e Trol
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo tem como objeto de estudo dois edifícios administrativos não construídos de João Batista Vilanova Artigas entre 1972 e 1973. O objetivo principal é identificar características desses edifícios que estabeleçam ... -
DO ETERNO AO INSTANTÂNE O questões que aparecem quando se projeta para a efemeridade
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O texto procura relacionar os edifícios estáveis e perenes com aquela grande variedade de construções que se estabelecem em um lugar apenas temporariamente, tanto projetos experimentais quanto situações corriqueiras, tanto ... -
Distintos espaços públicos, semelhantes espaços abertos: uma reflexão acerca da arquitetura contemporânea
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo resulta de um processo de reflexão e discussão acerca dos limites, diferenciações e dissensos sobre o que se pode entender por arquitetura de espaços públicos, que levou à transposição desta noção para a ... -
Dinâmica das assessorias de projeto: uma contribuição ao processo de autonomia do estudante de Arquitetura e Urbanismo
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Tomando como foco principal desta reflexão as disciplinas de projeto de arquitetura e como objeto de análise o curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Positivo, este trabalho propõe‐se a refletir sobre um aspecto ... -
Desenho de observação, conhecimento em Arquitetura e linguagem.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O desenho de observação (mesmo apenas como ensino de técnicas de expressão) esteve por anos ausente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE. Em 2010 foi retomado como disciplina obrigatória com a intenção de sedimentar ...