Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 581-600 of 1506
-
Originalidade e criatividade no ensino/aprendizagem de projeto em arquitetura e urbanismo: educação holística de base
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho parte do entendimento do campo educacional como um processo de relação significativa do homem com o mundo e de construção do conhecimento, investigando os pressupostos da teoria construtivista, da arte-educação ... -
O projeto de habitação social: da moradia para o habitat
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo trata do ensino do projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo com disciplinas integradas transversalmente pela temática da habitação social, na Universidade Estadual Paulista – Campus de Presidente Prudente. ... -
O projeto arquitetônico contemporâneo: do ensino à prática. Reflexões de uma experiência didática.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este texto, que tem como título “O projeto arquitetônico contemporâneo: do ensino à prática. Reflexões de uma experiência didática”- possui como objeto de discussão, um olhar crítico a respeito do ensino de projeto de ... -
O processo de projeto baseado em divergências e convergências: três experiências de aplicação
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo descreve e analisa uma experiência de aplicação pedagógica em disciplinas de projeto arquitetônico baseada na integração de abordagens com enfoques, em princípio, essencialmente diferentes: uma baseada na ... -
O primeiro projeto: uma experiência de síntese do aprendizado
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo expõe a experiência de preparação do aluno de primeiro ano, na disciplina de Projeto de Arquitetura I, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo, para a realização de ... -
O papel da criatividade no projeto de Restauro do antigo Grupo Escolar Augusto Severo: reflexões teórico‐metodológicas e resultados projetuais.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Projetos que visam à preservação de bens culturais de reconhecido “valor patrimonial”, são muitas vezes, equivocadamente, tratados como projetos onde não há espaço para o exercício da criatividade. Entendemos ... -
O novo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo à luz da Hospitalidade Urbana
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)A consolidação das grandes cidades como os lugares mais procurados para se viver e visitar desafia profissionais do setor de planejamento urbano e de turismo. É preciso enfrentar não só os problemas relacionados à escassez ... -
Oficina II: fundamentação, instrumentação e escalas no projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O presente artigo visa à reflexão crítica sobre a experiência didático-pedagógica desenvolvida no ciclo de Fundamentação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei, mais especificamente ... -
O estudo dos fluxos em hospitais complexos: a Avaliação Pós-Ocupação (APO) aplicada a um estudo de caso
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresenta os aspectos notáveis que emergem da avaliação do processo de projeto e pós-ocupação de um hospital moderno complexo de grande porte selecionado na região metropolitana de São Paulo por meio da abordagem ... -
O ensino na extensão: a atividade acadêmica de ateliê de projeto como agente na materialização de espaços de ensino na UFSM
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O artigo apresentado a seguir tem a finalidade de trazer para este fórum uma experiência de ensino e aprendizagem em ateliê de projeto de arquitetura de interiores, cuja intenção foi resolver, de forma prática e criativa, ... -
O EDIFÍCIO HÍBRIDO: uma experiência de requalificação na cidade contemporânea.
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo relata a experiência didático-pedagógica desenvolvida na disciplina de Projetos Especiais do último ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, na qual a escolha do tema “edifícios híbridos” foi determinante ... -
O desafio da geração da forma a partir da definição de conceito no ensino de projeto: o caso das disciplinas de Ateliês I e II
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria-‐ UFSM é estruturado em Ateliês que ocorrem no formato de Ateliês Integrados de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Nos dois últimos ... -
O conceito como síntese do projeto; o projeto como instrumento cognitivo: reflexões sobre o atelier Equinox 2014
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho se propõe a refletir sobre os conceitos e estratégias projetuais geradas no Atelier “Grande Paris, o lugar da inovação na cidade- Equinox 2014”. Realizado em Paris na Universidade de Paris-Est Marne La Valée, ... -
Novas práticas pedagógicas no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISINOS: o Atelier de Projeto e a Rede Mercosul
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo trata da proposta de novas práticas pedagógicas no ensino da Arquitetura e Urbanismo na Unisinos, através da implementação do Atelier de Projeto e da internacionalização através da Rede Mercosul, visando atender ... -
Mock-up de habitação 4x4x4m: primeiro exercício de projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este trabalho consiste no relato da experiência de um exercício de projeto aplicado aos alunos de primeiro ano do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. O exercício consiste na ... -
Linguagem e materialidade: reinterpretação e metáfora no projeto de arquitetura
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O processo projetual, como atividade resistente a normatizações e estruturações metodológicas mais rígidas, oscila, muitas vezes, entre um funcionalismo pragmático e especulações formais desprovidas de enraizamento cultural ... -
Linguagem arquitetônica e sustentabilidade: é possível encontrar o ponto de equilíbrio?
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Este artigo decreve os projetos desenvolvidos no atelier de Projeto Arquitetônico VII, do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil. O objetivo pedagógico deste trabalho foi ... -
Le Corbusier: criação e reinvenção no projeto da Embaixada da França
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Foram amplas e variadas as relações profissionais estabelecidas pelo arquiteto suíço-francês Le Corbusier com o Brasil. Iniciadas na década de 1920 se estendem até sua morte em 1965, quando estava em andamento seu projeto ... -
Jardins Terapêuticos: Humanização de espaços livres em áreas hospitalares
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)O trabalho de assistência médico-hospitalar tem passado por profundas transformações desde o final do século XX. A crescente incorporação de novas tecnologias, além de proporcionar o desenvolvimento do conhecimento médico, ... -
Integração de conceitos bioclimáticos ao projeto arquitetônico de edificações residenciais em Juiz de Fora
(PPGAU/UFRN, 2015-10-01)Acredita-se que as edificações residenciais de Juiz de Fora, muitas vezes encontram-se ineficientes em termos de conforto ambiental. Esta hipótese motivou a definição do tema a ser tratado neste trabalho, que tem como ...